Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34733Palavras-chave:
Ética, Integridade, Pesquisa educacional, Produção científica, Ciência abertaResumo
O artigo trata acerca da ética e da integridade na pesquisa educacional, categorias distintas e correlatas necessárias ao desenvolvimento qualificado das investigações científicas. Questionou-se como a integridade e a ética na pesquisa estão sendo abordadas nos artigos científicos na área da Educação. Elaborou-se um estudo, do tipo revisão integrativa, com o objetivo de analisar a produção científica atual (2019-2023) a respeito da ética e da integridade na pesquisa educacional. Metodologicamente, consideraram-se os artigos científicos de acesso aberto disponíveis na Web of Science e na Scopus, provenientes da busca com os descritores “Ethics” AND “Integrity” AND “Educational research”. O total de 192 artigos foram exportados ao Rayyan para a avaliação por duplo anonimato e protocolados no PRISMA. Como resultado, vinte artigos foram processados no IRaMuTeq, para os quais emergiram quatro categorias: 1) metodologias institucionais para prevenir o plágio e preservar a integridade acadêmica; 2) capacitação de pesquisadores quanto à integridade da pesquisa; 3) recursos educacionais promotores da integridade e da ética da pesquisa e suas relações com as práticas culturais e 4) integridade e ética das pesquisas e a ciência aberta. A análise categórica do dendrograma da Classificação Hierárquica Descente, da nuvem de palavras e do gráfico de similitude permitiram inferir a necessidade de tratar a ética e a integridade com abordagem holística e formativa para fomentar uma cultura de boas práticas científicas, com vistas a minorar más condutas e majorar a adoção de boas práticas no comportamento científico para o avanço do conhecimento e o benefício à sociedade.
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