Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34733

Palavras-chave:

Ética, Integridade, Pesquisa educacional, Produção científica, Ciência aberta

Resumo

O artigo trata acerca da ética e da integridade na pesquisa educacional, categorias distintas e correlatas necessárias ao desenvolvimento qualificado das investigações científicas. Questionou-se como a integridade e a ética na pesquisa estão sendo abordadas nos artigos científicos na área da Educação. Elaborou-se um estudo, do tipo revisão integrativa, com o objetivo de analisar a produção científica atual (2019-2023) a respeito da ética e da integridade na pesquisa educacional. Metodologicamente, consideraram-se os artigos científicos de acesso aberto disponíveis na Web of Science e na Scopus, provenientes da busca com os descritores “Ethics” AND “Integrity” AND “Educational research”. O total de 192 artigos foram exportados ao Rayyan para a avaliação por duplo anonimato e protocolados no PRISMA. Como resultado, vinte artigos foram processados no IRaMuTeq, para os quais emergiram quatro categorias: 1) metodologias institucionais para prevenir o plágio e preservar a integridade acadêmica; 2) capacitação de pesquisadores quanto à integridade da pesquisa; 3) recursos educacionais promotores da integridade e da ética da pesquisa e suas relações com as práticas culturais e 4) integridade e ética das pesquisas e a ciência aberta. A análise categórica do dendrograma da Classificação Hierárquica Descente, da nuvem de palavras e do gráfico de similitude permitiram inferir a necessidade de tratar a ética e a integridade com abordagem holística e formativa para fomentar uma cultura de boas práticas científicas, com vistas a minorar más condutas e majorar a adoção de boas práticas no comportamento científico para o avanço do conhecimento e o benefício à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuiza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora do grupo de pesquisa internacional Investigación e innovación educativa en Didáctica de la Lengua y la Literatura (HUM-1041 ineDLL/UCA). Pesquisadora produtividade CNPq.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.  Professora nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus e da Universidade Estadual do Ceará. Editora adjunta da revista Educação & Formação. Membro do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pelo Pograma de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

Referências

ABDI, S.; PIZZOLATO, D.; NEMERY, B.; DIERICKX, K. Educating PhD students in research integrity in Europe. Science and engineering ethics, v. 27, p. 1-19, 2021. DOI: 10.1007/s11948-021-00290-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11948-021-00290-0. Acesso em: 3 abr. 2024.

BARBOSA, D. A.; EGRY, E. Y.; CABRAL, I. E. Integridade em pesquisa: quais caminhos devemos seguir? Escola Anna Nery, v. 19, p. 395-396, 2015. DOI: 10.5935/1414-8145.20150052. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/Qxn9FFdrcsK7qSHgVM4mnBK/?lang=en. Acesso em: 3 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 59, 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/ l13709.htm.

CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. da; SANTOS, K. D. A. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura: uma revisão integrativa de literatura. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27751, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27751. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27751. Acesso em: 10 abr. 2024.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software Iramuteq. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Santa Catarina: UFSC, 2018.

CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ética e integridade na prática científica. Brasília: CNPq, 2011. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf. Acesso em: 3 abr. 2024.

EVANS, N. et al. The Embassy of Good Science–a community driven initiative to promote ethics and integrity in research. Open Research Europe, v. 2, 2022. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0e39/52f9b071f09f5048ed1a179f5fa4f024b447 .pdf. Acesso em: 3 abr. 2024.

FARIAS, I. M. S. de; LEAL, L. L. L.; MAIA, S. O. Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, e49281, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49281. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9281. Acesso em: 3 abr. 2024.

FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; NASCIMENTO, K. A. S. O descompasso da emergência da Ciência Aberta com os critérios Qualis Capes Educação. BiblioCanto, v. 9, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/34248. Acesso em: 14 abr. 2024.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; NASCIMENTO, K. A. S. Microcriatividade com transformador pré-treinado generativo de chat: Aprendizados no espaço virtual. Revista de Educação Tecnológica e Científica, [Sl], v. 1, p. 95-108, jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.3926/jotse.2338. Disponível em: https://www.jotse.org/index.php/jotse/article/view/2338. Acesso em: 13 abr. 2024.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educ. Pesqui., v. 48,

e260256, 2022. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100 409&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 abr. 2024.

GARCIA, F. M.; YASUDA, B. C.; BENE, L. E. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 36–53, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706. Acesso em: 3 abr. 2024.

HOVEN, M. vd; MOL, H.; VERHOEFF, R. Evaluating empowerment towards responsible conduct of research in a small private online course. International Journal for Educational Integrity, v. 19, n. 1, p. 16, 2023. DOI: 10.1007/s40979-023-00139-y. Disponível em: https://edintegrity.biomedcentral.com/articles/10.1007/s40979-023-00139-y. Acesso em: 3 abr. 2024.

JOHANSEN, M. W. et al. Lack of ethics or lack of knowledge? European upper secondary students’ doubts and misconceptions about integrity issues. International Journal for Educational Integrity, v. 18, n. 1, p. 20, 2022. DOI: 10.1007/s40979-022-00113-0. Disponível em: https://edintegrity.biomedcentral.com/articles/10.1007/s40979-022-00113-0. Acesso em: 3 abr. 2024.

KUMAR, V.; VERMA, A.; AGGARWAL, S. P. Reviewing academic integrity: Assessing the influence of corrective measures on adverse attitudes and plagiaristic behavior. Journal of Academic Ethics, v. 21, n. 3, p. 497-518, 2023. DOI: 10.1007/s10805-022-09467-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10805-022-09467-z. Acesso em: 3 abr. 2024.

LEE, I. J. Research Ethics in the Process of Conducting Research. The Korean Journal of Gastroenterology, v. 77, n. 6, p. 267-276, 2021. DOI: 10.4166/kjg.2021.407. Disponível em: https://www.kjg.or.kr/journal/view.html?doi=10.4166/kjg.2021.407. Acesso em: 3 abr. 2024.

LIMA, A. B. de. Ética em pesquisa: implicações para a educação superior. Crítica Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–20, 2015. DOI: 10.22476/revcted.v1i1.21. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/21. Acesso em: 3 abr. 2024.

MAINARDES, J. Política institucional de ética em pesquisa e integridade. In: Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios - volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024.

MATTAR, M. Y. Combating academic corruption and enhancing academic integrity through international accreditation standards: The model of Qatar University. Journal of Academic Ethics, v. 20, n. 2, p. 119-146, 2022. DOI: 10.1007/s10805-021-09392-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10805-021-09392-7. Acesso em: 3 abr. 2024.

NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; COSTA, M. A. A. da; PEREIRA, A. S. M. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, e024043, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18370. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370. Acesso em: 13 abr. 2024.

PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 31, n. 2, e2022107, 2022. DOI: 10.1590/s1679-49742022000200033. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-497420220002017 00&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2024.

PETERS, M. D. J et al. Joanna Briggs Institute. The Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual 2015: Methodology for JBI Scoping Reviews. Adelaide: The Joanna Briggs Institute, 2015. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002775594. Acesso em: 3 mar. 2024.

PIZZOLATO, D.; ABDI, S.; DIERICKX, K. Collecting and characterizing existing and freely accessible research integrity educational resources. Accountability in Research, v. 27, n. 4, p. 195-211, 2020. DOI: 10.1080/08989621.2020.1736571. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08989621.2020.1736571. Acesso em: 3 abr. 2024.

PIZZOLATO, D.; DIERICKX, K. Stakeholders' perspectives on research integrity training practices: a qualitative study. BMC medical ethics, v. 22, n. 1, p. 67, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12910-021-00637-z. Acesso em: 3 abr. 2024.

RICHARDSON, M.; HEALY, M. Examining the ethical environment in higher education. British Educational Research Journal, v. 45, n. 6, p. 1089-1104, 2019. DOI: 10.1002/berj.3552. Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/ 10.1002/berj.3552. Acesso em: 3 abr. 2024.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo Iramuteq (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). Compilado, organização e notas de Maria Elisabeth Salviati. Planaltina: Brasília, DF, 2017.

SCHÖPFEL, J.; AZEROUAL, O.; JUNGBAUER-GANS, M. Research ethics, open science and CRIS. Publications, v. 8, n. 4, p. 51, 2020. DOI: 10.3390/publications8040051. Disponível em: https://www.mdpi.com/2304-6775/8/4/51. Acesso em: 3 abr. 2024.

SOUZA, R. S. R.; DINIZ, M. Diálogos entre educação, cidade e patrimônio: investigando produções científicas brasileiras. Educ. Form., v. 7, e6779, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.6779. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/6779. Acesso em: 12 abr. 2024.

SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo) [online]. v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: 10.1590/S1679-45082010RW1134. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=en#. Acesso em: 12 abr. 2024.

TELHA, M.; EMBADI, S.; MASOOD, A.; ALMIJLAD, R. A Thematic Study on Scientific Research Integrity and Commitment to Committee on Publication Ethics (COPE): Reality and Prospects for Northern Border University (NBU) Post Graduate Students. International Journal Educational Sciences. v. 33, n. 1-3, p. 99-112, 2021. DOI: 10.31901/24566322.2021/33.1-3.1180. Disponível em: http://krepublishers.com/02-Journals/IJES/IJES-33-0-000-21-Web/IJES-33-1-3-000-21-Abst-PDF/IJES-33-1-3-099-21-1180-Telha-M/IJES-33-1-3-099-21-1180-Telha-M-Tx[10].pdf. Acesso em: 3 abr. 2024.

TRAN, T. et al. Compliance of education journals in Vietnam with the minimum criteria to be indexed in the ASEAN Citation Index and Scopus. Science Editing, v. 6, n. 2, p. 142-147, 2019. DOI: 10.6087/kcse.175. Disponível em: https://escienceediting.org/journal/view.php?doi=10.6087/kcse.175. Acesso em: 3 abr. 2024.

TREVISOL, M. G.; SCHOENARDIE, D. A. Research ethics in the Human and Social Sciences: divergences and convergences in data processing. Práxis Educativa, v. 18, 2023. DOI: 10.5212/praxeduc.v.18.21346.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21346. Acesso em: 3 abr. 2024.

VALKENBURG, G.; DIX, G., TIJDINK, J., RIJCKE, S. Expanding research integrity: a cultural-practice perspective. Science and engineering ethics, v. 27, n. 1, p. 10, 2021. DOI: 10.1007/s11948-021-00291-z. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11948-021-00291-z. Acesso em: 3 abr. 2024.

VENTURA, M.; OLIVEIRA, S. C. de. Integridade e ética na pesquisa e na publicação científica. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 1, p. e00283521, 2022. DOI: 10.1590/0102-311X00283521. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/MYwqWtW9WLN36pd5LffBG9x/?lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2024.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs, v. 52, n. 5, p. 546-53, 2005. DOI: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x. Acesso em: 3 abr. 2024.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

FIALHO, L. . M. F.; NASCIMENTO, K. A. S. do; NEVES, V. N. S. Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023). Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34733, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34733. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34733. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)