Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34733

Palavras-chave:

Ética, Integridade, Pesquisa educacional, Produção científica, Ciência aberta

Resumo

O artigo trata acerca da ética e da integridade na pesquisa educacional, categorias distintas e correlatas necessárias ao desenvolvimento qualificado das investigações científicas. Questionou-se como a integridade e a ética na pesquisa estão sendo abordadas nos artigos científicos na área da Educação. Elaborou-se um estudo, do tipo revisão integrativa, com o objetivo de analisar a produção científica atual (2019-2023) a respeito da ética e da integridade na pesquisa educacional. Metodologicamente, consideraram-se os artigos científicos de acesso aberto disponíveis na Web of Science e na Scopus, provenientes da busca com os descritores “Ethics” AND “Integrity” AND “Educational research”. O total de 192 artigos foram exportados ao Rayyan para a avaliação por duplo anonimato e protocolados no PRISMA. Como resultado, vinte artigos foram processados no IRaMuTeq, para os quais emergiram quatro categorias: 1) metodologias institucionais para prevenir o plágio e preservar a integridade acadêmica; 2) capacitação de pesquisadores quanto à integridade da pesquisa; 3) recursos educacionais promotores da integridade e da ética da pesquisa e suas relações com as práticas culturais e 4) integridade e ética das pesquisas e a ciência aberta. A análise categórica do dendrograma da Classificação Hierárquica Descente, da nuvem de palavras e do gráfico de similitude permitiram inferir a necessidade de tratar a ética e a integridade com abordagem holística e formativa para fomentar uma cultura de boas práticas científicas, com vistas a minorar más condutas e majorar a adoção de boas práticas no comportamento científico para o avanço do conhecimento e o benefício à sociedade.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuiza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora do grupo de pesquisa internacional Investigación e innovación educativa en Didáctica de la Lengua y la Literatura (HUM-1041 ineDLL/UCA). Pesquisadora produtividade CNPq.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.  Professora nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus e da Universidade Estadual do Ceará. Editora adjunta da revista Educação & Formação. Membro do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pelo Pograma de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

FIALHO, L. . M. F.; NASCIMENTO, K. A. S. do; NEVES, V. N. S. Integridade e ética na pesquisa educacional: uma revisão integrativa (2019-2023). Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34733, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34733. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34733. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

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