Formação de professores em serviço no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34944

Palavras-chave:

Revisão integrativa, Educação Infantil, Formação em serviço

Resumo

O presente artigo tem por foco abordar a temática da formação de professores em serviço na educação infantil. O texto, tecido no contexto de uma pesquisa de Doutorado em Educação, do ponto de vista metodológico, apresenta uma revisão integrativa realizada em artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES, no período entre 2010-2024. Foram selecionados quatro estudos, que foram analisados em diálogo com os autores Kramer (1999, 2011), Formosinho e Kishimoto (2002), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2018), Proença, (2018), entre outros. Como resultados, observou-se que os poucos estudos encontrados apontam para a necessidade de construir um percurso formativo em serviço com professores na educação infantil que valorize sua experiência, que seja reflexivo e dialógico a fim de promover uma (trans)formação da sua ação no contexto educativo. Acredita-se que visibilizar tais questões possa trazer contribuições para delimitar a especificidade da formação contínua na educação infantil e, por consequência, para a melhoria da educação nesse nível de ensino.

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Biografia do Autor

Onileda de Souza Matta Guimarães, Unisul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora da rede Municipal de Imbituba. 

Ana Paula da Silva Galdino, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, linha de pesquisa Relações Culturais e Históricas na Educação. Atualmente é assistente de educação na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e professora no curso de Pedagogia no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Luciane Pandini Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze (2013-2014), mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Realizou pós-doutorado, com bolsa CNPq, junto à Università degli Studi di Firenze (2022-2023). Por meio do Finanziamento Internazionalizzazione -FORLILPSI, atuou como Visiting Professor, junto ao Dipartimento di Formazione, Lingue, Intercultura, Letterature e Psicologia na UNIFI-ITA (2022-2023). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - na Universidade do Sul de Santa Catarina. Leciona no referido Programa e, também, no Curso de Pedagogia desta universidade.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

GUIMARÃES, O. de S. M.; GALDINO, A. P. da S.; SIMIANO, L. P. Formação de professores em serviço no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34944, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34944. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34944. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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