A pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação de professores(as): Estado da Questão
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34590Palavras-chave:
Docência, Educar pela pesquisa, Produção do conhecimentoResumo
O estudo tem como objetivo analisar produções científicas publicadas nos últimos 10 (dez) anos que discutem as contribuições da pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores(as), mediante o Estado da Questão. Como aporte teórico, destacam-se, principalmente, os escritos de André (2008), Demo (2015), Gamboa (2018) e Severino (2009) que reportam a pesquisa como instrumento inerente ao trabalho docente. As buscas das referidas produções foram realizadas nos sítios eletrônicos: Scientific Electronic Library On-line (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Catálogo de Teses e dissertações da CAPES (CTD da CAPES). Foram aplicadas 3 (três) equações constituídas por descritores validados no Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED), e separados com operadores Booleandos AND e OR. Os trabalhos selecionados defendem o ensino com e pela pesquisa, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, requer uma postura investigativa de professores(as) e estudantes ao longo da formação acadêmico-profissional e não apenas de forma isolada em alguns componentes curriculares.
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