A pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação de professores(as): Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34590

Palavras-chave:

Docência, Educar pela pesquisa, Produção do conhecimento

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar produções científicas publicadas nos últimos 10 (dez) anos que discutem as contribuições da pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores(as), mediante o Estado da Questão. Como aporte teórico, destacam-se, principalmente, os escritos de André (2008), Demo (2015), Gamboa (2018) e Severino (2009) que reportam a pesquisa como instrumento inerente ao trabalho docente. As buscas das referidas produções foram realizadas nos sítios eletrônicos: Scientific Electronic Library On-line (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Catálogo de Teses e dissertações da CAPES (CTD da CAPES). Foram aplicadas 3 (três) equações constituídas por descritores validados no Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED), e separados com operadores Booleandos AND e OR. Os trabalhos selecionados defendem o ensino com e pela pesquisa, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, requer uma postura investigativa de professores(as) e estudantes ao longo da formação acadêmico-profissional e não apenas de forma isolada em alguns componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor e Mestre em Educação (PPGE/UECE). Estágio pós-doutoramento na Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). 

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman.

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Publicado

08-04-2025

Como Citar

MEDIEROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; DIEB, Messias Holanda. A pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem na formação de professores(as): Estado da Questão. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34590, 2025. DOI: 10.18593/r.v49.34590. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34590. Acesso em: 18 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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