Considerações sobre princípios educacionais e formativos em O espelho dos Reis de Álvaro Pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32596

Palavras-chave:

Álvaro Pais, formação do governante, princípios educacionais e formativos, Espelho dos Reis

Resumo

As reflexões que compõem este artigo partiram da premissa de que a formação do governante reverbera sobre sua conduta e ações e, portanto, na organização social. Por isso, este estudo objetivou compreender os princípios educacionais e formativos defendidos por Álvaro Pais como necessários ao governante cristão em meados do XIV. A análise recaiu sobre a sua obra Espelho dos Reis (1341-1344), que nos permitiu caracterizar a monarquia como melhor método de governo para o seu tempo. Além de Pais, foram selecionados para fundamentar este estudo: Barbosa (1982), Costa (1994; 2004) Mattoso (1997), Souza (1999; 2008); Souza (2010), dentre outros. A natureza dessa pesquisa é bibliográfica, com base nos pressupostos da totalidade histórica e de longa duração, conforme Braudel (1992) e Bloch (2001). Ao buscar um entendimento acerca do pensamento teocrático de Álvaro Pais, observou-se sua preocupação com o embate entre os poderes espiritual e temporal, pois, para ele, o papa deveria ater-se às causas espirituais e ao rei recaia, por decisão divina, o direito de liderar as causas terrenas, bem como conduzir o povo à felicidade e à eterna salvação sob orientação do papa, constituído como um conselheiro. Preocupado com as questões do seu tempo, Pais pensou sobre a formação do governante e defendeu a monarquia como modelo ideal de governo. Espelho dos Reis configurou-se, então, como um manual da reta conduta aos príncipes, reis e àqueles que, desejosos da felicidade e da salvação da alma, quisessem trilhar o caminho do bem de acordo com os princípios cristãos da época.

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Biografia do Autor

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998/2002 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí(2015) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Atualmente é professora efetiva (Ajunto A) do Colegiado de Letras Espanhol , UNESPAR- Apucarana. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática , ensino de espanhol para crianças e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de Educação e Ensino.

Terezinha de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum. Coordenadora Geral da Universidade Aberta da Terceira Idade de 2021 a 2023. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em História da Educação e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Esutdios Clásicos y Medievales - Gonzalo Soto Posada (CESCLAM). É executora do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Católica Argentina e do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Évora

Viviane da Silva Batista, Universidade Estadual do Paraná (Brasil)

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2017); pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010) e em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2012); mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2016) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Doutorado em Educação/Linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação" (2022). Atualmente, leciona no Ensino Superior público (UNESPAR - Campus de Paranavaí), integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM), bem como do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino em Medieval, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC)

Referências

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

MALAVASI, S.; OLIVEIRA, T. de; BATISTA, V. da S. Considerações sobre princípios educacionais e formativos em O espelho dos Reis de Álvaro Pais. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32596, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32596. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32596. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua