Pesquisa em educação e bioética: integrando valores éticos e conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.35298

Palavras-chave:

educação bioética, formação ética, integração entre ciência e humanidades

Resumo

Este artigo investiga as contribuições da bioética para as pesquisas em educação, com ênfase na formação de indivíduos capazes de refletir eticamente sobre questões científicas em suas práticas educacionais. Partindo da premissa de que a formação científica tradicional, focada predominantemente em aspectos técnicos, é insuficiente para enfrentar os desafios éticos contemporâneos, propomos uma integração entre valores éticos e conhecimentos científicos no processo educativo. Utilizamos o método de revisão bibliográfica para analisar a literatura existente sobre bioética, educação e a interseção entre ciência e humanidades. Foram consultadas obras de autores renomados, como Van Rensselaer Potter, Aldo Leopold, Hans Jonas, Humberto Maturana e Edgar Morin, cujas reflexões fundamentam a necessidade de uma nova ética que oriente a civilização tecnológica. A revisão incluiu artigos acadêmicos, livros e estudos de caso que abordam a aplicação da bioética no contexto educacional e suas implicações para a formação de cientistas e profissionais de diversas áreas. Nossos achados indicam que a bioética, ao propor uma visão holística e integradora, promove um diálogo interdisciplinar essencial para a construção de um conhecimento científico que seja eticamente responsável e socialmente relevante, inclusive para as pesquisas em educação. A formação baseada em princípios bioéticos não só capacita os indivíduos a avaliarem criticamente os impactos de suas ações, mas também a desenvolver uma consciência ecológica e humanística. Concluímos que a integração de valores éticos e conhecimento científico na educação é crucial para formar indivíduos preparados para enfrentar os desafios do século XXI com responsabilidade e sabedoria. Recomendamos que instituições educacionais adotem e promovam essa abordagem, sobretudo os programas de pós-graduação em educação, garantindo que a educação contemple não apenas o progresso técnico, mas também a formação ética e a sustentabilidade planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Carlos Zanella, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Filosofia, Mestre em Filosofia e Bioética. Professor do Curso de Filosofia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPGEHL), membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e membro relator (suplente) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), período 2024-2027.

Referências

ATLAN, Henri. O livro do conhecimento: as centelhas do acaso e a vida. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2000.

BROOKS, Rachel; RIELE, Kitty te; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017.

CALLAHAN, Daniel. A bioética como disciplina. Thaumazein, Santa Maria, v. 10, n. 19, p. 99-108, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1975/pdf_1. Acesso em: 16 jun. 2024.

CALLAHAN, Daniel. Bioethics. In: POST, Stephen G. (ed.). Encyclopedia of Bioethics. Vol. I. New York: Macmillan Reference, p. 276-287, 2004.

CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.

DENZIN, Normam K.; LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Normam K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.) O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, p. 15-41, 2006.

ENGELHARDT JR., H. Tristram. Apresentação. In: POTTER, Van Rensselaer. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Loyola, p. 27-31, 2018.

FERRER, Jorge José; ÁLVAREZ, Juan Carlos. Para fundamentar a bioética: teorias e paradigmas teóricos na bioética contemporânea. São Paulo: Loyola, 2005.

GIL, Carlos Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2014.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaios de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.

LEOPOLD, Aldo. Ética da terra. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Edições Loyola, p. 225-241, 2018.

MARAFON, Maria Rosa Cavalheiro. Pedagogia crítica: uma metodologia na construção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Campinas/São Paulo: Editora Psy II, 1995.

MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: ed UFMG, 2001.

MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2011b.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2011a.

O’NEILL, Onora. Autonomy and Trust in Bioethics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

POTTER, Van Rensselaer. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Loyola, 2018.

POTTER, Van Rensselaer. Bioética: ponte para o futuro. São Paulo: Loyola, 2016.

POTTER, Van Rensselaer. Bioética. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Edições Loyola, p. 46-48, 2018a.

POTTER, Van Rensselaer. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Edições Loyola, p. 253 – 257, 2018c.

POTTER, Van Rensselaer. Movendo a cultura para utopias mais vívidas com a sobrevivência como objetivo. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Edições Loyola, p. 207 – 222, 2018b.

REICH, Warren T. The Word “Bioethics”: Its Birth and the Legacies of those Who Shaped it. Kennedy Institute of Ethics Journal, v. 4, n. 4, p. 319-335, 1994. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/245721. Acesso em: 16 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1353/ken.0.0126

REICH, Warren T. The Word “Bioethics”: The Struggle Over Its Earliest Meanings. Kennedy Institute of Ethics Journal, v. 5, n. 1, p. 19-34, 1995. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/245728. Acesso em: 16 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1353/ken.0.0143

REICH, Warren Thomas. The “Wider View”: Andre Helleger’s Passionate, Integrating Intellect and the Creation of Bioethics. Kennedy Institute of Ethics Journal, v. 9, n. 1, p. 25-51, 1999. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/18613. Acesso em: 16 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1353/ken.1999.0007

REINK, Valquíria Elita; SGANZERLA, Anor; PESSURO, Graciano Pedro. Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin com vistas a novos saberes para a educação do futuro. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 27, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017. Acesso em: 16 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017

SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; KARNOPP, Lodenir Becker (org.). Ética e pesquisa em educação: questões e proposições às ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2017.

SASS, Hans-Martin. Fritz Jahr’s 1927 Concept of Bioethics. Kennedy Journal of Ethics Journal, v. 17, n. 4, p. 279-295, 2007. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/232634. Acesso em: 16 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1353/ken.2008.0006

SHATTUCK. Roger. Conhecimento proibido. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SILVA, Paulo Fraga da. Bioética na sala de aula: diálogo e práticas. São Paulo: Editora LiberArs, 2019. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2019.v21n1a22350

STRIEDER, Roque. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa. Joaçaba: Editora Unoesc, 2009.

WHITEHOUSE, Peter. Em direção a uma bioética mais profunda. In: PESSINI, Leo; SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo: Edições Loyola, p. 189-200, 2018.

ZANELLA, Diego Carlos; GUILHEM, Dirce Bellezi. História da bioética no Brasil. Curitiba: PUCPRESS, 2023.

ZANELLA, Diego Carlos; SGANZERLA, Anor. A bioética de Potter ontem e hoje. In: SGANZERLA, Anor; ZANELLA, Diego Carlos (org.). A bioética de V. R. Potter: 50 anos depois. Curitiba: PUCPRESS, p. 11-27, 2020.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

ZANELLA, Diego Carlos; SGANZERLA, Anor; TEDESCO, Anderson Luiz. Pesquisa em educação e bioética: integrando valores éticos e conhecimento científico. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e35298, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.35298. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/35298. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.