Impactos das políticas de formação de professores: percepções de bolsistas do PIBID e RP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32581

Palavras-chave:

Formação de Professores, PIBID, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os Programas de formação de Professores PIBID e Residência Pedagógica. Neste recorte, o presente artigo tem como objetivo compreender quais os impactos das experiências que ocorrem na aproximação da universidade com as redes educacionais por meio da inserção dos/as estudantes-bolsistas nas escolas públicas na perspectiva de bolsistas/residentes de iniciação à docência e residentes. O estudo foi realizado com 100 bolsistas/residentes, pertencentes aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, estudantes de um Instituto Federal. Utilizou-se da abordagem qualitativa, de característica analítico-descritiva e interpretativa e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Grupo Focal. As considerações finais reforçam que os dois Programas de Iniciação à docência contribuem de forma positiva na formação de professores, diante dos relatos apresentados pelos bolsistas/residentes. O PIBID e o Programa de RP se mostraram importantes campos de experiência, em razão de potencializar a formação crítica e reflexiva. Dessa forma, os Programas PIBID e Residência Pedagógica mostram-se indispensáveis como Políticas de Formação de Professores em nosso país.

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Biografia do Autor

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018), com bolsa Capes, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020). Desenvolve a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2018-2020 e 2020-2022). Atua como Coordenador Institucional do PIBID/IFC - CAPES (2022-2024). Faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) (2019-2021 e 2021-2023). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos - GEPEFOPPE. Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos formativos; formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

Juliana Guérios, Prefeitura Municipal de Itajaí

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC(2003), Especialista em Desenvolvimento Infantil pela UDESC(2005) e Especialista em Educação Física Escolar, Recreação, Fisiologia e Saúde pela Faculdade Guilherme Gamboa (2014). Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - Camboriú (2021) Atualmente é Professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Itajaí com início em 2005 até a presente data. Professora Supervisora do PIBID de 2015 até 2019. Tutora na modalidade EAD, na instituição UNOPAR na área do Ensino Superior em Educação Física desde 2015 até a presente data.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

VANZUITA, A.; GUÉRIOS, J. Impactos das políticas de formação de professores: percepções de bolsistas do PIBID e RP. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32581, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32581. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32581. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua