Enfrentamento de estigmas e preconceitos na Educação Superior

Autores

  • Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho Instituto Federal da Paraíba
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3564-8555

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32927

Palavras-chave:

Formação de professores, Direitos humanos, Saberes docentes, estigmas, preconceitos

Resumo

Com o desenvolvimento da Política de expansão e interiorização da Educação Superior, teve acesso um grupo historicamente excluído de estudantes negros, pardos, quilombolas, indígenas aldeados, pobres e estudantes com deficiência, trazendo novos desafios à docência. Considerando este contexto e a herança colonial e elitista que modelou à docência da Educação Superior, temos como objetivo deste artigo analisar as concepções e desenvolvimento dos saberes docentes para o enfrentamento dos estigmas e preconceitos neste nível de ensino. Metodologicamente realizamos um ensaio teórico de natureza qualitativa, reflexiva e interpretativa, dividida em duas categorias de análise: desenvolvimento dos saberes docentes e saberes docentes nas tendências filosófico-políticas da educação. A análise teórica indica pista para o enfrentamento dos estigmas e preconceitos na Educação Superior: necessidade de construção de saberes profissionais mediados por uma formação continuada e colaborativa, com reflexão sobre a própria prática e a educação tradicional na qual fomos formados, desenvolvendo os saberes disciplinares para além dos conteúdos em um currículo que articule a ciência aos problemas reais do contexto, descortinando os apagamentos históricos e epistemológicos que silenciaram grupos e culturas. No desenvolvimento dos saberes experienciais, é necessário aprofundar a conexão de cada docente com a sua história, facilitando o acolhimento de si mesmo e a possibilidade de rever crenças que inferiorizam o outro, assumindo envolver-se na construção de práticas libertadoras.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Instituto Federal da Paraíba

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Sousa, PB, Brasil.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona (Espanha), Pós – Doutora em Psicologia pela UFRGS,  Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Pesquisadora do CNPq PQ-2.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

CARVALHO, M. A. A. S.; XIMENES, V. M. Enfrentamento de estigmas e preconceitos na Educação Superior. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32927, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32927. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32927. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua