A ética na formação de pesquisadores/as na Pós-Graduação em Educação: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34826

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, integridade, formação de pesquisadores/as

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de 18 trabalhos, em Língua Portuguesa, sobre a formação ética na Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos incluídos na revisão foram classificados em seis categorias, as quais indicaram que tem aumentado o interesse pela temática, mas há ainda muitas demandas a serem atendidas na formação ética dos/as pesquisadores/as. Argumenta-se em favor: da incorporação das questões relacionadas à integridade acadêmica e científica nas discussões de ética; da criação do Fórum de docentes e pesquisadores/as de ética e integridade em Ciências Humanas e Sociais (CHS); da oferta de uma disciplina interinstitucional; e do desenvolvimento de um projeto de formação orgânico e articulado, que envolva diferentes instâncias (órgãos governamentais, agências de fomento, Programas de Pós-Graduação em Educação, Grupos de Pesquisa, associações acadêmico-científicas). 

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Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Desde de agosto de 2015 é Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres)

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Publicado

01-10-2024

Como Citar

MAINARDES, J. A ética na formação de pesquisadores/as na Pós-Graduação em Educação: uma revisão sistemática. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34826, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34826. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34826. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE

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