A ética na formação de pesquisadores/as na Pós-Graduação em Educação: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34826

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, integridade, formação de pesquisadores/as

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de 18 trabalhos, em Língua Portuguesa, sobre a formação ética na Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos incluídos na revisão foram classificados em seis categorias, as quais indicaram que tem aumentado o interesse pela temática, mas há ainda muitas demandas a serem atendidas na formação ética dos/as pesquisadores/as. Argumenta-se em favor: da incorporação das questões relacionadas à integridade acadêmica e científica nas discussões de ética; da criação do Fórum de docentes e pesquisadores/as de ética e integridade em Ciências Humanas e Sociais (CHS); da oferta de uma disciplina interinstitucional; e do desenvolvimento de um projeto de formação orgânico e articulado, que envolva diferentes instâncias (órgãos governamentais, agências de fomento, Programas de Pós-Graduação em Educação, Grupos de Pesquisa, associações acadêmico-científicas). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Desde de agosto de 2015 é Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres)

Referências

ÁLVAREZ BALANDRA, A. C.; ÁLVAREZ TENORIO, V. Formación de investigadores educativos y eticidad. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 97-104, 2011. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2011.9.2.006

ANDRADE, B. C. D.; NUNES, J. B. C.; PAULA, M. D. O. Ética em pesquisa nas teses de Doutorado em Educação em um programa de excelência nacional da região Nordeste do Brasil (2017-2022). Horizontes, Itatiba, v. 41, n. 1, p. 1-21, 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1649

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://anped.org.br/wp-content/uploads/2024/05/eticaANPED.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 2. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021. Disponível em: https://anped.org.br/wp-content/uploads/2024/05/2etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021_1-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. Disponível em: https://anped.org.br/wp-content/uploads/2024/05/3Etica-e-Pesquisa-em-Educacao_Volume-3_2023-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.

ARAÚJO, M. N. de; PEREIRA, M. E. dos S.; ALMEIDA, J. S. de; MAIA FILHO, O. N. Aportes teóricos e reflexões sobre ética na pesquisa em educação no Brasil: breve análise e mapeamento de teses de doutorado. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 45, e57488, p. 1-13, 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.57488

ARAÚJO, S. M. S. Diretrizes éticas no processo formativo na Pós-Graduação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 104-113, 2023.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 2. ed. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. El ofício de científico. Ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003.

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo Vintiuno, 2012.

BRASIL. Resolução no 196, de 10 de outubro de 1996. O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Ordinária, realizada nos dias 09 e 10 de outubro de 1996, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, resolve [...]. Brasília: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, [1996]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 12 jul. 2024.

BROOKS, R.; TE RIELE, K.; MAGUIRE, M. Ética e pesquisa em educação. Tradução: Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2017.

BROWN, S.; KALICHMAN, M. W. Effects of training in the responsible conduct of research: a survey of graduate students in experimental sciences. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 487-498, 1998. DOI: https://doi.org/10.1007/s11948-998-0041-y

CARVALHO, C. H. de; GONÇALVES NETO, W. G. A formação do pesquisador e a dimensão ético-profissional. Revista História & Perspectivas, Uberlândia, v. 27, n. 52, p. 51-64, jan./jun. 2015.

DE LA FARE, M. Ética no processo de formação de pesquisadores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 188-195, 2019.

DE LA FARE, M.; CARVALHO, I. C. M.; PEREIRA, M. V. Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 192-202, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603

DE LA FARE, M.; SAVI NETO, P. A regulação da conduta dos pesquisadores na ciência brasileira: um problema de pesquisa ou um problema para a pesquisa em Educação? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.017

DE LA FARE, M.; SAVI NETO, P. Papel dos orientadores/as na formação ética de seus orientandos/as e para a ética em pesquisa. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 2. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 87-93, 2021.

DIAZ-MARTINEZ, L. A.; FISHER, G. R.; ESPARZA, D. et al. Recommendations for Effective Integration of Ethics and Responsible Conduct of Research (E/RCR) Education into Course-Based Undergraduate Research Experiences: a meeting report. CBE—Life Sciences Education, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 1-10, 2019. DOI: https://doi.org/10.1187/cbe.18-10-0203

DUNCAN, M. K.; GEIST, K. Psychology students’ understanding of ethics and application of ethical principles. Teaching of Psychology, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 118-123, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0098628320943666

FISHER, C. B.; FRIED, A. L.; FELDMAN, L. G. Graduate socialization in the responsible conduct of research: a national survey on the research ethics training experiences of psychology doctoral students. Ethics & Behavior, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 496-518, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/10508420903275283

GARCÍA RUPAYA, C. R. Experiencias y repercusión de una formación en ética de investigación. Acta Bioethica, Santiago, v. 18, n. 1, p. 77-81, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.4067/S1726-569X2012000100006

KJELLSTRÖM, S.; ROSS, S. N.; FRIDLUND, B. Research ethics in dissertations: ethical issues and complexity of reasoning. Journal of Medical Ethics, [s. l.], v. 36, n. 7, p. 425-430, 2010. DOI: https://doi.org/10.1136/jme.2009.034561

KNIGHT, J. Evaluating the impacts of a research ethics training course on University researchers. Social Sciences, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 1-12, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci12030182

LESCANO, A. R.; BLAZES, D. L.; MONTANO, S. M.; MORAN, Z.; NAQUIRA, C.; RAMIREZ, E.; LIE, R.; MARTIN, G. J.; LESCANO, A. G.; ZUNT, J. R. Research ethics training in Peru: a case study. PLoS ONE, [s. l.], v. 3, n. 9, e3274, p. 1-4, set. 2008. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0003274

MAINARDES, J. Contribuições da perspectiva ético-ontoepistemológica para a pesquisa do campo da política educacional. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [s. l.], v. 30, n. 146, p. 3-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.30.7436

MAINARDES, J. Ética, integridade e cultura de integridade: reflexões a partir do contexto brasileiro. Horizontes, Itatiba, v. 41, n. 1, p. 1-23, 2023a. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1624

MAINARDES, J. Política institucional de ética em pesquisa e integridade. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 234-256, 2023b.

MAINARDES, J. Ética em pesquisa e formação de pesquisadores em Educação. Relatório final apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.

MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 205-211, 2019.

MAINARDES, J.; COUTINHO, A. M. S.; GARCIA, F. M.; NUNES, J. B. C. Ética em pesquisa na ANPEd: cronologia, avanços e expectativas. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 278-299, 2023.

MENEZES, J. B.; LIMA, A. M. S.; NUNES, J. B. C. Ética na pesquisa: um estudo sobre teses de doutoramento em educação. Horizontes, Itatiba, v. 38, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.897

MERCADO, L. P. L.; REGO, A. P. M. Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015

MERRITT, M. W.; LABRIQUE, A. B.; KATZ, J.; RASHID, M.; WEST JR., K. P.; PETTIT, J. A field training guide for human subjects research ethics. PLoS Medicine, [s. l.], v. 7, n. 10, e1000349, p. 1-4, out. 2010. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000349

MORENO BAYARDO, M. G.; ROMERO MORETT, M. A. Ética, investigación educativa y formación de investigadores: entre la norma y el proyecto de vida. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en la Educación, Madrid, v. 9, n. 2, p. 78-96, 2011. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2011.9.2.005

MUMFORD, M. D.; CONNELLY, S.; BROWN, R. P.; MURPHY, S. T.; HILL, J. H.; ANTES, A. L.; WAPLES, E. P.; DEVENPORT, L. D. A sensemaking approach to ethics training for scientists: preliminary evidence of training effectiveness. Ethics & Behavior, [s. l.], v. 18, n. 4, p. 315-339, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/10508420802487815

NUNES, J. B. C. Ética em pesquisa nas dissertações e teses da área de Educação: um olhar para a região Nordeste. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17319.065

NUNES, J. B. C. Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-29, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080

NUNES, J. B. C. Formação de pesquisadores em educação para a ética em pesquisa. In: CARVALHO, M. V. C. de; CARVALHÊDO, J. L. P.; ARAUJO, F. A. M. (org.). Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica. Teresina: EDUFPI, p. 59-71, 2016.

NUNES, J. B. C. Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 183-191, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889

OPAZO CARAVAJAL, H. Ética en investigación: desde los códigos de conducta hacia la formación del sentido ético. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en la Educación, Madrid, v. 9, n. 2, p. 61-78, 2011. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2011.9.2.004

ORTIZ, R. Bourdieu: Sociologia. Tradução: Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.

PAGE, M. J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P. M. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, [s. l.], v. 372, n. 71, p. 1-9, 2021.

PINTO, C. A. S.; MENDONÇA, L. de O. S.; DO MONTE, T. C. L.; NUNES, J. B. C. Ética em pesquisa: análise das dissertações de um Mestrado em Educação cearense. Educação, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p. 1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34020

RAGOUET, P. Campo científico. In: CATANI, A. M.; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. (org.). Vocabulário de Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, p. 68-70, 2017.

RIVERA, R.; BORASKY, D.; RICE, R.; CARAYON, F. Many worlds, one ethic: design and development of a global research ethics training curriculum. Developing World Bioethics, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 169-175, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1471-8847.2005.00111.x

SAVI NETO, P.; DE LA FARE, M.; SILVA, D. S. da. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta dos pesquisadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250013, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250013

SIQUELLI, S. A. Aspectos éticos em dissertações e teses do PPGE/UFSCar à luz da Resolução CNS 196/96. 2011. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

SIQUELLI, S. A. Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas. Horizontes, Itatiba, 41, n. 1, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1656

STENECK, N. H. Fostering integrity in research: definitions, current knowledge, and future directions. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 53-74, 2006. DOI: https://doi.org/10.1007/PL00022268

STENECK, N. H.; BULGER, R. E. The history, purpose, and future of instruction in the responsible conduct of research. Academic Medicine, [s. l.], v. 82, n. 9, p. 829-834, 2007. DOI: https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e31812f7d4d

STETSENKO, A. Ético-ontoepistemologia ativista: Pesquisa e estudo de resistência. Tradução Janete Bridon. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 2. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 20-30, 2021.

STETSENKO, A. The transformative mind: exploring Vygotsky’s approach to development and education. New York: Cambridge University Press, 2017.

VIANNA, E.; STETSENKO, A. Compromisso e posicionamento: ética em pesquisa ativista transformadora. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 2. Rio de Janeiro: ANPEd, p. 31-40, 2021.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

MAINARDES, J. A ética na formação de pesquisadores/as na Pós-Graduação em Educação: uma revisão sistemática. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34826, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34826. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34826. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE