Atitudes de professores do ensino básico em relação à educação inclusiva: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.33646Palavras-chave:
Atitudes, Professores, Educação Inclusiva, Trabalho DocenteResumo
Este artigo buscou mapear e resumir as evidências científicas sobre as atitudes dos professores do ensino básico frente à educação inclusiva. A revisão seguiu as recomendações do PRISMA-ScR e as buscas foram realizadas nas bases de dados SciELO, PePSIC, PsycInfo, ERIC e Web of Science, além de bancos de dissertações e teses portugueses. Foram incluídos dezoito estudos publicados em português e inglês entre 2013 e 2023. Nos estudos analisados, foi identificada uma predominância de atitudes positivas, seguidas de atitudes favoráveis, ambivalentes e negativas. Os resultados mostraram que fatores como a qualificação, a experiência profissional e as condições de trabalho podem influenciar as atitudes dos docentes frente à educação inclusiva. Conclui-se que é necessário explorar como esses fatores, incluindo novos que possam surgir contextualmente, afetam suas atitudes em relação à inclusão escolar.
Downloads
Referências
AGAVELYANA, R. O. et al. Teachers’ attitudes towards inclusive education in Kazakhstan. Integration of Education, v. 24, n. 1, p. 8-19, 2020. Disponível em: https://eosj.mrsu.ru/index.php/edumag/article/view/482. Acesso em: 21 maio 2023.
ALHUMAID, M. M. et al. Physical education teachers’ attitudes toward inclusion of students with disabilities in Saudi Arabia. Frontiers in Psychology, v. 13, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1006461. Acesso em: 28 maio 2023.
BARBOSA FILHO, V. C.; TRICCO, A. Scoping review: a relevant methodological approach for knowledge synthesis in Brazil’s health literature. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 24, p. 1-6, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0082. Acesso em: 21 maio 2023.
BARROS, L. O. Avaliação Psicológica de pessoas com Deficiência: reflexões para práticas inclusivas. In: Conselho Federal de Psicologia. (org.). Prêmio profissional avaliação psicológica direcionada a pessoas com deficiência. 1. ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, p. 34-48, 2019.
BARROS, L. O.; AMBIEL, R. A. M. Quando pintar quadros não é (Só) atividade artística: construção da escala de interesses profissionais para pessoas com deficiência visual. Avaliação Psicológica, v. 17, n. 1, p. 59-68, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.07.13243. Acesso em: 04 jan. 2024.
BARROS, L. O.; AMBIEL, R. A. M. “Não tem nada para fazer lá”: trabalho e pessoas com deficiência visual. Psico, v. 51, n. 1, p.1-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980--8623.2020.1.31320. Acesso em: 04 jan. 2024.
BRECKLER, S. J. Empirical validation of affect, behavior, and cognition as distinct components of attitude. Journal of Personality and Social Psychology, v. 47, n. 6, p. 1191-1205, 1984. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-3514.47.6.1191. Acesso em: 20 maio 2023.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 maio 2023.
BRASIL. Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 out. 2020. Revogado pelo Decreto de 2 jan. 2023.
CHARITAKI, G. et al. Teachers’ Attitudes Towards Inclusive Education: a Cross-National Exploration. Trends in Psychology, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s43076-022-00240-0. Acesso em: 27 maio 2023.
CROCHÍK, J. L. et al. Atitudes de professores em relação à educação inclusiva. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, p. 40-59, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000100005. Acesso em: 21 maio 2023.
DIGNATH, C. et al. Teachers’ beliefs about inclusive education and insights on what contributes to those beliefs: a meta-analytical study. Educational Psychology Review, v. 1, n. 1, p. 1-52, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10648-022-09695-0. Acesso em: 28 maio 2023.
EWING, D.; MONSEN, J.; KIELBLOCK, S. Teachers’ attitudes towards inclusive education: a critical review of published questionnaires. Educational Psychology in Practice, v. 34, n. 2, p. 150-165, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02667363.2017.1417822. Acesso em: 27 maio 2023.
GALOVIĆ, D.; BROJČIN, B.; GLUMBIĆ, N. The attitudes of teachers towards inclusive education in Vojvodina. International Journal of Inclusive Education, v. 18, n. 12, p. 1262-1282, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2014.886307. Acesso em: 20 maio 2023.
HUTZLER, Y. et al. Attitudes and self-efficacy of physical education teachers toward inclusion of children with disabilities: a narrative review of international literature. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 3, p. 249-266, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408989.2019.1571183. Acesso em: 21 maio 2023.
JBI. Joanna Briggs Institute. New JBI levels of evidence. 2014. Disponível em: https://jbi.global/sites/default/files/2019-05/JBI-Levels-of-evidence_2014_0.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.
JUDGE, T.; KAMMEYER-MUELLER, J. Job attitudes. Annual Review of Psychology, v. 63, p. 341-367, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-120710-10051. Acesso em: 20 maio 2023.
KIELBLOCK, S.; WOODCOCK, S. Who’s included and Who’s not? An analysis of instruments that measure teachers’ attitudes towards inclusive education. Teaching and Teacher Education, v. 122, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103922. Acesso em: 28 maio 2023.
KRISCHLER, M.; POWELL, J.; PIT-TEN CATE, I. What is meant by inclusion? On the effects of different definitions on attitudes toward inclusive education. European Journal of Special Needs Education, v. 34, n. 5, p. 632-648, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2019.1580837. Acesso em: 28 maio 2023.
KUYINI, A. B.; DESAI, I.; SHARMA, U. Teachers’ self-efficacy beliefs, attitudes and concerns about implementing inclusive education in Ghana. International Journal of Inclusive Education, v. 24, n. 14, p. 1509-1526, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2018.1544298. Acesso em: 28 maio 2023.
OPOKU, M. P. et al. An exploration of primary teachers' attitudes towards inclusive education, retention, and job satisfaction in Malawi. International Journal of Whole Schooling, v. 17, n. 1, p. 30-61, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1289799. Acesso em: 21 maio 2023.
PAREY, B. Understanding teachers’ attitudes towards the inclusion of children with disabilities in inclusive schools using mixed methods: The case of Trinidad. Teaching and Teacher Education, v. 83, p. 199-211, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.04.007. Acesso em: 21 maio 2023.
PETERS, M. et al. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (Eds.). JBI Manual for Evidence Synthesis, 2020. Disponível em: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/4687342/Chapter+11%3A+Scoping+reviews. Acesso em: 21 maio 2023.
PETERS, M. et al. Scoping reviews: reinforcing and advancing the methodology and application. Systematic Reviews, v. 10, n. 1, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-021-01821-3. Acesso em: 21 maio 2023.
PRADO, C. E. P. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, n. 3, p. 285-289, 2016. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/gesto-do-stress-apostila03.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.
ROSENBERG, M.; HOVLAND, C. Cognitive, affective and behavioral components of attitudes. In: ROSENBERG, Milton; HOVLAND, Carl. Attitude organization and change: An analysis of consistency among attitude components. New Haven, CT: Yale University Press, 1960.
SALOVIITA, T. Teacher attitudes towards the inclusion of students with support needs. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 20, n. 1, p. 64-73, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12466. Acesso em: 28 maio 2023.
SALOVIITA, T. Teachers’ changing attitudes and preferences around inclusive education. International Journal of Disability, Development and Education, v. 69, n. 6, p. 1841-1858, 2022. Disponível: https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1828569. Acesso em: 28 maio 2023.
SAN MARTIN, C. et al. Chilean teachers’ attitudes towards inclusive education, intention, and self-efficacy to implement inclusive practices. Sustainability, v. 13, n. 4, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13042300. Acesso em: 28 maio 2023.
SAVOLAINEN, H.; MALINEN, O. P.; SCHWAB, S. Teacher efficacy predicts teachers’ attitudes towards inclusion–a longitudinal cross-lagged analysis. International Journal of Inclusive Education, v. 26, n. 9, p. 958-972, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1752826. Acesso em: 21 maio 2023.
SECORD, P.; BACKMAN, C. Social psychology. 1. ed. Nova York: McGraw-Hill, 1964.
SUPRIYANTO, D. Teachers' Attitudes Towards Inclusive Education: A Literature Review. Indonesian Journal of Disability Studies, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2019. Disponível em: https://ijds.ub.ac.id/index.php/ijds/article/view/126. Acesso em: 21 maio 2023.
THAVER, T.; LIM, L. Attitudes of pre-service mainstream teachers in Singapore towards people with disabilities and inclusive education. International Journal of Inclusive Education, v. 18, n. 10, p. 1038-1052, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2012.693399. Acesso em: 20 maio 2023.
TRUXILLO, D.; BAUER, T.; ERDOGAN, B. Psychology and Work: An Introduction to Industrial and Organizational Psychology. 2. ed. New York: Routledge, 2021.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: Unesco, 1994. Disponível em: http://pnl2027.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1011&fileName=Declaracao _Salamanca.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Incheon: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 28 maio 2023.
VAN STEEN, T.; WILSON, C. Individual and cultural factors in teachers’ attitudes towards inclusion: A meta-analysis. Teaching and teacher Education, v. 95, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103127. Acesso em: 20 maio 2023.
WILSON, C.; WOOLFSON, L. M.; DURKIN, K. The impact of explicit and implicit teacher beliefs on reports of inclusive teaching practices in Scotland. International Journal of Inclusive Education, v. 26, n. 4, p. 378-396, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1658813. Acesso em: 20 maio 2023.
WILSON, C. et al. The impact of social cognitive and personality factors on teachers' reported inclusive behaviour. British Journal of Educational Psychology, v. 86, n. 3, p. 461-480, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/bjep.12118. Acesso em: 20 maio 2023.
YADA, A.; SAVOLAINEN, H. Japanese in-service teachers’ attitudes toward inclusive education and self-efficacy for inclusive practices. Teaching and Teacher Education, v. 64, p. 222-229, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103521. Acesso em: 20 maio 2023.
YADA, A. et al. Meta-análise da relação entre a autoeficácia dos professores e as atitudes em relação à educação inclusiva. Ensino e Formação de Professores, v. 109, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.02.005. Acesso em: 27 maio 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mara Dantas Pereira, Leonardo de Oliveira Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.