Ética e pesquisa com pessoas com deficiência: do domínio por tutela à contraconduta

Autores

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ https://orcid.org/0000-0002-5257-7747
  • Patrícia Gräff Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34676

Palavras-chave:

Ética, pesquisa, deficiência, domínio por tutela, contraconduta

Resumo

Este artigo objetiva tensionar a pesquisa com pessoas com deficiência, a partir do conceito de domínio por tutela, tomando a contraconduta como possibilidade de enfrentamento aos procedimentos de condução das condutas dos outros, inscritos, historicamente, na esteira das práticas de exclusão. Toma um conjunto de estudos que envolvem a ética na pesquisa com pessoas com deficiência, aliado a três pesquisas de Mestrado em Educação, produzidas por pessoas com deficiência, como superfície analítica, a partir do campo dos Estudos Foucaultianos. As análises mostram um afastamento das pessoas com deficiência de alguns exercícios de domínio por tutela, na pesquisa em Educação, sobretudo pela contraconduta que empreendem aos modos padronizados de exercer a pesquisa. Com isso, na atualidade, as pessoas com deficiência ocupam tanto a posição de participantes da pesquisa como de pesquisadores que, com as suas produções, contribuem para que a área da Educação avance na constituição de melhores condições para a inclusão, evidenciando seu protagonismo e contribuindo para a proposição de políticas de inclusão e de reconhecimento da diferença como uma questão ética, como uma forma de estar no mundo.

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Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial e Inclusão. Pesquisadora e professora do PPGE - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó), Mestrado e Doutorado. Coordenadora do PPGE de 2018 a 2024. Integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó). Tem experiência na Educação Especial como professora e coordenadora pedagógica de Educação Especial na Apae de Chapecó. Integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias Educacionais (RIIATE). Sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE. Consultora CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2.

 

Patrícia Gräff, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão Educacional e Graduada em Educação Especial e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/UNISINOS/CNPq e a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias Educacionais (RIIATE). Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE. Atualmente atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó/SC.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

PIECZKOWSKI, T. M. Z.; GRÄFF, P. Ética e pesquisa com pessoas com deficiência: do domínio por tutela à contraconduta. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34676, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34676. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34676. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Pesquisa em Educação - EIPE