A bússola e a bicicleta. A OCDE e o Learning Compass 2030: um exame crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34126

Palavras-chave:

a bússola e a bicicleta, ocde-futuro da educação, competências transformadoras

Resumo

O artigo analisa o desenho animado OECD Future of Education and Skills 2030: OECD Learning Compass 2030 produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como forma de difundir os pressupostos teóricos apresentados no documento Learning Compass 2030 (OCDE, 2019). Para análise do desenho animado, duas imagens apresentadas no próprio desenho, a bússola e a bicicleta, são utilizadas como leitmotiv para a discussão. Além disso, o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI – Educação: um tesouro a descobrir (DELORS et al., 1998) e o Learning Compass 2030 (OCDE, 2019) auxiliam na análise do desenho animado. O caminho metodológico utilizado para análise parte de uma discussão sobre a ideia de teologia presente nas teses Sobre o conceito de História (2020), de Walter Benjamin.

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Biografia do Autor

Cláudio Guilarduci, Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Doutor em Teatro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário (IMO/UECE).

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

GUILARDUCI, C.; RABELO, J. J.; SANTOS, J. D. G. dos. A bússola e a bicicleta. A OCDE e o Learning Compass 2030: um exame crítico. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34126, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34126. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34126. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua