A bússola e a bicicleta. A OCDE e o Learning Compass 2030: um exame crítico
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34126Palavras-chave:
a bússola e a bicicleta, ocde-futuro da educação, competências transformadorasResumo
O artigo analisa o desenho animado OECD Future of Education and Skills 2030: OECD Learning Compass 2030 produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como forma de difundir os pressupostos teóricos apresentados no documento Learning Compass 2030 (OCDE, 2019). Para análise do desenho animado, duas imagens apresentadas no próprio desenho, a bússola e a bicicleta, são utilizadas como leitmotiv para a discussão. Além disso, o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI – Educação: um tesouro a descobrir (DELORS et al., 1998) e o Learning Compass 2030 (OCDE, 2019) auxiliam na análise do desenho animado. O caminho metodológico utilizado para análise parte de uma discussão sobre a ideia de teologia presente nas teses Sobre o conceito de História (2020), de Walter Benjamin.
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