Políticas de governo e o retrato da gestão escolar: percepções de professores de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v49.34550Palavras-chave:
Política educacional, Gestão escolar democrática, Percepção de professores, Estado de Santa CatarinaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a gestão escolar democrática, realizada com professores pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina. O problema de pesquisa direcionou-se em saber: como os professores percebem a gestão democrática em suas escolas? As percepções foram obtidas por meio de questionário online, com o objetivo de anunciar indicadores da presença da gestão democrática. O estudo também contempla uma análise documental das políticas de governo atinentes à gestão escolar na rede estadual, o Decreto nº 1.794/2013 (Santa Catarina, 2013) e o Decreto nº 194/2019 (Santa Catarina, 2019). Apesar de favorecerem a retomada da participação da comunidade escolar na escolha do Plano de Gestão Escolar, os decretos turvam a ideia de uma democracia legítima. A análise dos dados mostra que os professores identificam a presença da gestão democrática nas escolas públicas estaduais. Todavia, há docentes que não a reconhecem, denotando fragilidades, fator que pode estar relacionado com as sucessivas políticas de governo, que controlam e adiam a efetivação de uma gestão escolar democrática.
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