Políticas de governo e o retrato da gestão escolar: percepções de professores de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34550

Palavras-chave:

Política educacional, Gestão escolar democrática, Percepção de professores, Estado de Santa Catarina

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a gestão escolar democrática, realizada com professores pertencentes à rede estadual de ensino de Santa Catarina. O problema de pesquisa direcionou-se em saber: como os professores percebem a gestão democrática em suas escolas? As percepções foram obtidas por meio de questionário online, com o objetivo de anunciar indicadores da presença da gestão democrática. O estudo também contempla uma análise documental das políticas de governo atinentes à gestão escolar na rede estadual, o Decreto nº 1.794/2013 (Santa Catarina, 2013) e o Decreto nº 194/2019 (Santa Catarina, 2019). Apesar de favorecerem a retomada da participação da comunidade escolar na escolha do Plano de Gestão Escolar, os decretos turvam a ideia de uma democracia legítima. A análise dos dados mostra que os professores identificam a presença da gestão democrática nas escolas públicas estaduais. Todavia, há docentes que não a reconhecem, denotando fragilidades, fator que pode estar relacionado com as sucessivas políticas de governo, que controlam e adiam a efetivação de uma gestão escolar democrática.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Zardo-Morescho, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2022). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2017). Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2003). Especialista em Formação para o Magistério Superior em Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ (2005). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Atua como Assistente Técnico-pedagógico (cargo efetivo) na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação como: professora no Ensino Superior, professora na Educação Básica, Orientação Escolar, Formação de Professores e Coordenação Pedagógica. Membro do grupo de estudos e pesquisas sobre Gestão e Indicadores de Qualidade na Educação Básica - GE-Quali, e do Grupo de estudo e pesquisas em Educação Superior - GEPES, ambos vinculados ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/ Brasil.

 

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo - UPF

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1993); graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano de Chapecó/SC (2016); especialização em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (1997); aperfeiçoamento em Epistemologia, Pesquisa e Ciências da Educação pela Universidade de Passo Fundo (1998); aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho / UNESP (2012); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000); Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação desde 2006. Atua na formação de pesquisadores no stricto senso, orientando mestrado e doutorado, com 30 orientações de mestrado e 11 orientações de doutorado concluídas até o momento. É pesquisadora e Bolsista Produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Contabiliza mais de 140 publicações, entre artigos científicos, livros e capítulos de livros, no Brasil e no exterior. Tem experiência em extensão universitária, atuando em diversos projetos sendo, desde 2018, partícipe do Centro Regional de Educação da Universidade de Passo Fundo (centro de extensão universitária). Tem experiência na área da gestão acadêmica, atuando como membro de conselho editorial; coordenadora de linha de pesquisa, coordenadora de pesquisa e coordenadora da Área de Fundamentos da Educação na Universidade de Passo Fundo, além de outras comissões internas (UPF). Atualmente é Conselheira do Conselho Universitário - CONSUN/UPF (2022-2024) e vice-diretora da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Seção Rio Grande do Sul. Atua, ainda, como líder de Grupo de Pesquisa no CNPq (GE-Quali - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica), desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, Administração Educacional e Políticas Educacionais, pesquisando os seguintes temas: administração de redes, sistemas de ensino e unidades educativas, políticas educacionais, formação de professores e história da educação.

Julcemar Bruno Zilli, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2000), Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2004) e Doutorado em Ciências pela mesma instituição (2010). Atualmente, exerço o cargo de professor adjunto III na Universidade de Passo Fundo. Minha trajetória acadêmica e profissional está centrada na área de Economia, com especialização em Economia Agrária. Tenho dedicado minha carreira a explorar e contribuir para o conhecimento nas seguintes temáticas: comercialização de grãos, produtores, avicultura, eficiência econômica e produção. Além disso, realizo análises de viabilidade econômica de projetos, buscando fornecer informações relevantes para tomadas de decisão no campo econômico e financeiro.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

ZARDO-MORESCHO, S. M.; ESQUINSANI, R. S. S.; ZILLI, J. B. Políticas de governo e o retrato da gestão escolar: percepções de professores de Santa Catarina. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34550, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34550. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34550. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua