v. 43 n. 2 (2018): Roteiro maio/ago. 2018

					Visualizar v. 43 n. 2 (2018): Roteiro maio/ago. 2018
Publicado: 30-08-2018

Dados da Edição

  • Folha de Rosto

    363-372
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.19090

Editorial

  • Editorial

    Marilda Pasqual Schneider, Nadiane Feldkercher, Priscila Monteiro Chaves
    373-378
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.19063

Apresentação

  • Apresentação Dossiê Violência e Educação

    Mauricio João Farinon, Clenio Lago
    379-384
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.19062

Dossiê "Relações entre violência e educação"

  • Violência sistêmica e educação

    Pedro Goergen
    385-410
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16840
  • Violência da positividade e educação: da cultura do tédio à promoção da cultura do sentido

    Altair Alberto Fávero
    411-432
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16656
  • Johan Galtung e a violência escolar

    Hans-Georg Flickinger
    433-448
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16095
  • Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política

    Claudio Almir Dalbosco
    449-470
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16112
  • Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless

    Nadja Hermann
    471-488
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16257
  • A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa

    Bruno Pucci
    489-508
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096
  • Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas

    Vanderlei Carbonara
    509-526
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16130
  • Sombras de violência: premissas ocultas em epistemologias

    Roque Strieder, Clenio Lago
    527-560
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15734
  • Epistemologia da violência na educação no contexto da biopolítica contemporânea

    Amarildo Luiz Trevisan
    561-582
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.13768
  • Violência política, direitos humanos e educação

    Margarita Rosa Sgró
    583-604
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.17049
  • Violência, razão e cultura de paz

    Paulo César Nodari
    605-634
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16470

Resenha

  • Topologia da violência: reflexões para pensar a sociedade contemporânea

    Alcemira Maria Fávero, Camila Fávero
    635-648
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16658

Artigos de demanda contínua

  • Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ

    José Cláudio Sooma Silva, Andréa Miguel Abrantes Ferreira
    649-672
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16236
  • Interculturalidade crítica e educação popular em diálogo

    José Wnilson Figueiredo, Walter Frantz
    673-706
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16105
  • Semeando entusiasmos: a Reforma Orestes Guimarães em Santa Catarina (1910-1918)

    Vanessa Goes Denardi, Gladys Mary Ghizoni Teive
    707-726
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15323
  • O ProEMI e o ensino médio em tempo integral no Brasil

    Andréa Giordanna Araujo da Silva
    727-754
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15202
  • Políticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil

    Paoline Bresolin, Chaiane Bukowski, Roberto Rafael Dias da Silva
    755-780
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15145
  • A obrigatoriedade da pré-escola no contexto das parcerias público-privadas

    Flavia de Figueiredo de Lamare
    781-814
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.14184

Entrevista

  • Johann Friedrich Herbart: pedagogia geral e inclusiva

    Odair Neitzel
    815-828
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.17109

Diretrizes para autores

  • Diretrizes para Autores

    829-846
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.19095
  • Sobre a capa

    847-848
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i2.19096