Políticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil

Autores

  • Paoline Bresolin IFRS, Campus Sertão
  • Chaiane Bukowski Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15145

Palavras-chave:

Currículo do Ensino Médio, Educação do Campo, Conhecimento escolar

Resumo

Neste estudo aborda-se uma reflexão de caráter empírico sobre as orientações legais e propostas educacionais para o Ensino Médio do Campo, considerando as políticas públicas que fazem parte do quadro governamental atual. Procurou-se elencar como foco analítico da pesquisa as teorizações sobre a constituição do conhecimento escolar na referida etapa da Educação Básica. Com base nas dimensões atuais que vêm caracterizando o Ensino Médio, em aproximação à Educação do Campo, compomos um diagnóstico sobre os princípios e fundamentos que norteiam o processo pedagógico e conduzem o sistema escolar no âmbito em questão. Para tanto, decidimos descrever, examinar e problematizar as concepções de conhecimento escolar em documentos de caráter nacional, a fim de verificar os sentidos e as tendências que influenciam os rumos do processo de decisão curricular nas escolas. A presente investigação revelou que, mesmo considerando os avanços que promoveram melhorias no Ensino Médio do Campo, as estratégias para a democratização e a qualificação do ensino são limitadas e insuficientes, já que as teorizações dos Estudos Curriculares indicam para uma educação comprometida com o conhecimento escolar e a consequente possibilidade de os estudantes intervirem no mundo de forma qualificada e crítica.

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Biografia do Autor

Paoline Bresolin, IFRS, Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia (Habilitação em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais, Formação Pedagógica do Profissional Docente e Gestão Educacional) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim/RS (2010), Pós-Graduação em Processos Pedagógicos na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/RS (2013) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal da Fronteira Sul ? Campus Chapecó/SC. Atualmente é Professora Substituta no Instituto Federal/RS Campus Sertão (área de Ciências Humanas) e professora da rede municipal de Erechim/RS. Tem experiência na área de Educação e realiza suas pesquisas na área da Educação do Campo e Currículo.

Chaiane Bukowski, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/ SC (2016). Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/ RS (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim (2011). Suas pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: educação, currículo, conhecimento escolar, educação integral e ensino médio. Tem experiência na área de Educação como docente.

 

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atua na linha de pesquisa "Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas". Foi professor e coordenador pedagógico do Ensino Médio na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul (2000-2010). Atuou como pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (2012-2015) e da Universidade de Caxias do Sul (2015-2016). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Políticas contemporâneas (UFFS/CNPq) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS/CNPq). Parecerista e membro de comitês editoriais de diferentes periódicos na área da Educação. Investiga principalmente os seguintes temas: Ensino Médio, políticas de escolarização, currículo e conhecimento escolar, constituição da docência e relações entre educação e capitalismo contemporâneo.

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

BRESOLIN, P.; BUKOWSKI, C.; SILVA, R. R. D. da. Políticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 755–780, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.15145. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15145. Acesso em: 26 abr. 2024.

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