Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas

Autores

  • Vanderlei Carbonara Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16130

Palavras-chave:

Constituição da subjetividade, Emmanuel Levinas, Educação, Alteridade, Violência

Resumo

Neste artigo se propõe explorar a concepção levinasiana de constituição da subjetividade na perspectiva de um pensamento contemporâneo em superação às filosofias da consciência da modernidade. Nesse percurso de exploração da subjetividade constituinte, ganha especial atenção o tema da sensibilidade, ao qual Emmanuel Levinas associa o despertar ético da humanidade. Ao longo do texto especula-se uma possível explicação descritiva para a manifestação da violência nas primeiras manifestações da formação do Eu, ainda anterior à sua plena constituição subjetiva. O argumento para tal é de que o Eu que se ocupa do mundo como posse e satisfação não está ainda em condições de perceber a presença de Outrem como alteridade, mas toma-o como ameaça à sua manutenção no mundo. Para derivar uma reflexão educacional sobre alteridade e violência analisa-se, em especial, o potencial do conceito levinasiano de sensibilidade, associado às concepções de acolhimento e Rosto.

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Biografia do Autor

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul

Licenciado em Filosofia; Doutor em Educação.

Professor do PPG em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Referências

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

CARBONARA, V. Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 509–526, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16130. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16130. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"