Violência política, direitos humanos e educação

Autores

  • Margarita Rosa Sgró Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.17049

Palavras-chave:

Violência política, Cultura política, Direitos Humanos, Educação, Democracia

Resumo

O presente trabalho visa refletir sobre a responsabilidade, mas também acerca das condições que os sistemas de ensino têm em relação à cultura política. Trata-se sobretudo da cultura política contemporânea, cuja característica central parece ser a de subestimar os princípios elementares das democracias. Procuraremos justificar a hipótese de que a crítica à educação, especialmente a educação sistemática, deriva de exigir da escola, em todos os níveis, a formação de um cidadão capaz de pensar e agir contra as correntes culturais predominantes na sociedade, seja no campo da formação da autonomia do indivíduo, seja na responsabilidade coletiva da participação social do cidadão. Para delimitar a análise, vamos nos concentrar na complexa relação entre educação, violência política e direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Rosa Sgró, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Profesora Titular del Departamento de Educación de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro.

 Coordinadora del Programa de Posgrado en Educación (Maestría y Doctorado)  FCH-UNICEN

Investigadora del Núcleo de Estudios Educaionales y Sociales NEES-FCH-UNICEN

Referências

CASULLO, N. Las Cuestiones. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

DALBOSCO, C. Formação humana na sociedade digital. In: MAIA, A.; SOARES ZUIN, A.; NABUCO LASTÓRIA, L. (Org.). Teoría crítica da cultura digital. Aspectos educacionais e psicológicos. São Paulo: Nankin-Capes, 2015. p. 11-26.

HINKELAMMERT, F. La rebelión de los límites, la crisis de la deuda, el vaciamiento de la democracia y el genocidio económico-social. In: CORAGGIO, J. LAVILLE, J. (Org.). Reinventar la izquierda en el siglo XXI. Hacia un diálogo Norte-Sur. Buenos Aires: CLACSO-Universidad Nacional de General Sarmiento, 2014.

MÜHL, E. Formação pedagógica: Educação, barbárie e experiência formativa. In: TREVISAN, A.; MEDIANEIRA TOMAZETTI, E.; DUTRA ROSSATTO, N. (Org.). Filosofia e educação. Ética, Biopolítica e Barbárie. Curitiba: Appris, 2017. p. 115-134.

SGRÓ, M: Educación y democratización en la era de la cultura digital. In: MAIA, A.; SOARES ZUIN, A.; NABUCO LASTÓRIA, L. (Org.). Teoría crítica da cultura digital. Aspectos educacionais e psicológicos. São Paulo: Nankin-Capes, 2015. p. 81-92.

SGRÓ, M: Educación, Civilización y Barbarie. In: TREVISAN, A.; MEDIANEIRA TOMAZETTI, E.; DUTRA ROSSATTO, N. (Org.). Filosofia e educação. Ética, Biopolítica e Barbárie. Curitiba: Appris, 2017. 185-199.

Publicado

30-08-2018

Como Citar

SGRÓ, M. R. Violência política, direitos humanos e educação. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 583–604, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.17049. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17049. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.