O ProEMI e o ensino médio em tempo integral no Brasil

Autores

  • Andréa Giordanna Araujo da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.15202

Palavras-chave:

ProEMI, Ensino médio, ProEMI/JF, Educação integral, Ensino de tempo integral

Resumo

O construto apresenta a trajetória histórica e político-ideológica do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que, desde 2009, tem-se caracterizado como principal política federal de implantação do ensino médio em tempo integral no Brasil. Utilizam-se os documentos-orientadores do Programa (BRASIL, 2009b, 2011, 2013, 2014, 2016c) como fontes de pesquisa para identificar as diferentes perspectivas ideológicas e os objetivos políticos delineados para o Programa federal no período de 2009 a 2016. Por conseguinte, apresenta-se o cenário de disputa ideológica em que são formatadas e implantadas as políticas de ensino médio no Brasil desde a década de 1990 e o significado do termo reestruturação como eixo estruturador inicial das práticas pedagógicas do ProEMI como ação política indutora da melhoria da qualidade do ensino médio no Brasil. Discute-se, ainda, a criação do ProEMI/JF que iniciou o processo de silenciamento da base filosófica do ProEMI: a educação integral.

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Biografia do Autor

Andréa Giordanna Araujo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação/UFPE e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

SILVA, A. G. A. da. O ProEMI e o ensino médio em tempo integral no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 727–754, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.15202. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15202. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua