Epistemologia da violência na educação no contexto da biopolítica contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.13768

Palavras-chave:

Epistemologia, Hermenêutica, Violência, Biopolítica, Formação de professores

Resumo

Com este estudo visou-se analisar a questão da violência do ponto de vista da sua relação com a ausência da preocupação, na educação, em trabalhar com situações de conflito. Para isso, investigou-se a tese da complementaridade entre epistemologia e hermenêutica, a verdade que vem das tradições e os achados empíricos, como forma de tencionar alguns conceitos correntes na relação entre filosofia e educação. Além disso, preocupou-se em descobrir como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a esse contexto a partir da aproximação entre racionalidade e historicidade. Com isso, propôs-se redimensionar a correlação da violência com a educação e a cultura.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria/RS e pesquisador do CNPq.

Breve CV: Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do CNPq. Graduado em Filosofia (FAFINC), mestre em Filosofia (UFSM), doutorado em Educação (UFRGS) e pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III (UC3M), da Comunidade de Madri. Publicou ou organizou vários livros e artigos sobre Filosofia e Educação, com destaque: Filosofia e Educação: mímesis e razão comunicativa (Unijuí, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da formação cultural à formação da opinião pública (Unijuí, 2002); Terapia de Atlas: pedagogia e formação docente na pós-modernidade (Edunisc, 2004); Reconhecimento do Outro: teorias filosóficas e formação docente (Mercado de Letras, 2014). É coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação e pesquisador do Grupo Racionalidade e Formação. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSM (2012, 2013). Atua na área de Filosofia da Educação em suas interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica e da teoria crítica. Interessa-se pelos seguintes temas relacionados à Filosofia e à Educação: imagem, reconhecimento, formação, catástrofe e violência. Email: trevisanamarildo@gmail.com 

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

TREVISAN, A. L. Epistemologia da violência na educação no contexto da biopolítica contemporânea. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 561–582, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.13768. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13768. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"