Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política

Autores

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16112

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Formação democrática, Cooperação social

Resumo

Neste ensaio considera-se a corrupção política como uma das principais formas de violência pública. Contrapõem a ela as reflexões feitas por John Dewey no capítulo VII de Democracia e educação. Partindo de sua noção de filosofia como crítica social, resume seu diagnóstico crítico sobre a nascente sociedade industrial, focando no espírito predador do industrial americano, baseado na economia liberal e no isolamento e exclusão social dele resultante. Reconstrói-se, na sequência, o ideal de formação democrática justificado pelo referido autor, destacando a importância de experiências comunitárias locais. Conclui-se defendendo a ideia de que oportunizar às novas gerações experiências formativas democráticas é o principal antídoto contra a corrupção como forma de violência política.

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Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

PPGEDU

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

DALBOSCO, C. A. Formação para a vida democrática em John Dewey: alternativa contra a violência humana e política. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 449–470, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16112. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16112. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"

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