Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless

Autores

  • Nadja Hermann Professora titular de Filosofia da Educação aposentada/UFRGSPesquisa do CNPq

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16257

Palavras-chave:

Violência, Educação, Estética, Ética, Musil

Resumo

O artigo discute a possibilidade da estética iluminar a ética na educação, interpretando a violência no processo formativo, a partir do Bildungsroman O Jovem Törless (1906), de Robert Musil. A consideração do sensível (aisthesis) para mobilizar os afetos e as emoções é uma estratégia que articula a complementaridade entre o saber filosófico (ética) e aquele que provém da literatura e das artes em geral (estética). O Jovem Törless aborda a violência no processo educativo, provocando a emoção que vincula o ético no estético e, assim, expõe como se preparam as mentalidades autoritárias. Por fim, o texto conclui que a criação poética de Musil expõe o avesso da educação, uma vez que a ordem da instituição educacional é subvertida pela desordem violenta que, trabalhada no processo interno dos sentimentos, provoca o próprio da estética: “emoção extrema”.

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Biografia do Autor

Nadja Hermann, Professora titular de Filosofia da Educação aposentada/UFRGSPesquisa do CNPq

Nadja Hermann é graduada em Filosofia/UFSM e doutorou-se em Educação/UFRGS, com estudos complementares (Doutorado sanduíche) na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005 e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de 1995 a 2015. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/ Institut für Bildungswissenschaft nos anos de 1998, 1999 e 2005. Em 2012 recebeu bolsa CNPq, modalidade EV-1, para realizar Intercâmbio Interinstitucional com o IBICT tratando do Tema: Racionalidade, aprendizagem e ética em Habermas. Foi Editora da revista Educação (Porto Alegre) de 2010 a 2015. Atualmente atua como pesquisadora do CNPq e lidera o Grupo de Pesquisa "Racionalidade e Formação", hospedado na PUCRS.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, racionalidade, hermenêutica, Nietzsche, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética.

Publicou “Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola” (Porto Alegre, EDIPUCRS, 1996); “Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas” (Porto Alegre, EDIPUCRS, 1999);  “Pluralidade e ética em educação” (Rio de Janeiro, DP&A, 2001); “Hermenêutica e educação” (Rio de Janeiro, DP&A, 2002); Ética e estética: a relação quase esquecida (Porto Alegre, EDIPUCRS, 2005); “Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética” (Editora UNIJUÍ, 2010) e “Ética e educação: outra sensibilidade” (Belo Horizonte, Autêntica, 2014) e “Diálogo/Educação” em co-autoria com Márcia Tiburi (Editora Senac, 2014). Publicou também vários artigos e capítulos de livros sobre ética e filosofia da educação.

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

HERMANN, N. Violência, estética e educação: o caso do jovem Törless. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 471–488, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16257. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16257. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"