A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa

Autores

  • Bruno Pucci Professor Titular do PPGE/UNIMEP. Líder do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e Educação – UNIMEP”; pesquisador sênior do CNPq. https://orcid.org/0000-0001-5833-399X

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096

Palavras-chave:

Violência e educação, Violência como puro meio, Violência como barbárie, Violência benfazeja, Violência divina na educação

Resumo

Neste artigo se propõe dialogar com as reflexões filosófico-estéticas e formativas de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Guimarães Rosa sobre a problemática da “violência e educação”, na perspectiva de problematizar e enfrentar a violência como barbárie, que perpassa as relações sociais e educacionais no atual quadro de dominação e de hegemonia do sistema capitalista neoliberal. E para realizar esse percurso, pretende-se o texto trilhar os seguintes passos: a violência reinante na escola de educação básica; Walter Benjamin e a crítica da violência; a violência nos escritos de Theodor Adorno; a violência como puro meio em A Benfazeja, de Guimarães Rosa; a violência divina na formação dos educandos.

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Biografia do Autor

Bruno Pucci, Professor Titular do PPGE/UNIMEP. Líder do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e Educação – UNIMEP”; pesquisador sênior do CNPq.

Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade de San Tomás de Aquino (1966), Roma; graduação em Filosofia pela Organização Mogiana de Ensino e Cultura (1970); graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1974); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982)

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

PUCCI, B. A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 489–508, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16096. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16096. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"