A violência na escola de educação básica em diálogo reflexivo com Benjamin, Adorno e Rosa
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16096Palavras-chave:
Violência e educação, Violência como puro meio, Violência como barbárie, Violência benfazeja, Violência divina na educaçãoResumo
Neste artigo se propõe dialogar com as reflexões filosófico-estéticas e formativas de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Guimarães Rosa sobre a problemática da “violência e educação”, na perspectiva de problematizar e enfrentar a violência como barbárie, que perpassa as relações sociais e educacionais no atual quadro de dominação e de hegemonia do sistema capitalista neoliberal. E para realizar esse percurso, pretende-se o texto trilhar os seguintes passos: a violência reinante na escola de educação básica; Walter Benjamin e a crítica da violência; a violência nos escritos de Theodor Adorno; a violência como puro meio em A Benfazeja, de Guimarães Rosa; a violência divina na formação dos educandos.
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