Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16362

Palavras-chave:

Educação profissional, Cultura organizacional, Trabalho docente

Resumo

No presente estudo objetivou-se analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se à construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para o levantamento dos dados foi administrado um inquérito por meio de questionário a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo esta a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida, para a precarização das condições de trabalho e a intensificação do trabalho docente.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

MEDEIROS, J. P. de; TORRES, L. L. Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 241–272, 2018. DOI: 10.18593/r.v43iesp.16362. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16362. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos

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