v. 43 (2018): Roteiro Edição Especial

					Visualizar v. 43 (2018): Roteiro Edição Especial
Publicado: 06-12-2018

Dados da Edição

  • Folha de Rosto

    1-8
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.19943

Apresentação

  • Dossiê 40 anos de educação pública

    Marilda Pasqual Schneider
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.19940

Dossiê Comemorativo Roteiro 40 anos

  • A universalização da Educação Básica no Brasil: um longo caminho

    Joviles Vitório Trevisol, Lizeu Mazzioni
    13-46
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16482
  • Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil: avanços, desafios, possibilidades e retrocessos

    Breynner Ricardo Oliveira, Waleska Medeiros de Souza, Leidelaine Sérgio Perucci
    47-76
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491
  • O histórico da escola pública moderna, sua configuração contemporânea e função social

    Lilian Giacomini Cruz, Marcela de Moraes Agudo
    77-100
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16337
  • As condições históricas para a existência da qualidade educacional constatada pelas avaliações em larga escala

    Jarbas Dametto, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    101-130
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16465
  • Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário

    Ocimar Munhoz Alavarse, Paulo Henrique Arcas, Cristiane Machado
    131-154
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466
  • Formação de professores em uma perspectiva democrática: Encontros sobre o Poder Escolar

    Lígia Cardoso Carlos, Dirlei de Azambuja Pereira
    155-176
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16475
  • Políticas públicas para formação de tecnólogos no Brasil

    Anthone Mateus Magalhães Afonso, Wania Regina Coutinho Gonzalez
    177-208
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16290
  • Educação Infantil e avaliação institucional: percursos e desafios

    Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
    209-240
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16474
  • Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Jássio Pereira de Medeiros, Leonor Lima Torres
    241-272
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16362
  • Processos de auto(trans)formação permanente com educadores: possibilidades de reinvenção da pedagogia popular na escola pública

    Celso Ilgo Henz, Patrícia Signor
    273-298
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16478
  • Os desafios para o processo de democratização da escola pública

    Daniela de Oliveira Pires, Vera Maria Vidal Peroni
    299-326
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16476

Ensaios

Artigos de demanda contínua

  • A formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Gerência Regional de Educação de Chapecó, SC

    Sandra Maria Zardo Morescho, Nadir Castilho Delizoicov
    345-376
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16464
  • O trabalho infantil e a educação de jovens e adultos na perspectiva de adultos trabalhadores

    Aline Madia Mantovani, Anderson dos Santos Carvalho
    377-398
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16175
  • As narrativas das crianças sobre as práticas educativas do Movimento de Mulheres Camponesas

    Zenaide Collet, Maurício Roberto da Silva
    399-428
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16272

Resenha

  • Políticas educacionais: implementação ou atuação?

    Patrícia de Faria Ferreira
    429-434
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16513
  • Sobre a capa

    435-436
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.19962