A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições

Autores

  • Leonor Lima Torres Universidade do Minho
  • José Augusto Palhares Universidade do Minho

Resumo

Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.

Palavras-chave: Excelência académica. Percurso escolar. Cultura escolar. Educação não formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Lima Torres, Universidade do Minho

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutora em Educação, área de conhecimento em Organização e Administração Escolar. Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Desempenhou vários cargos de gestão (Directora-Adjunta do Departamento, Coordenadora de Mestrado, coordenadora de estágios) na Universidade do Minho.

José Augusto Palhares, Universidade do Minho

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Educação, área de conhecimento em Sociologia da Educação. Investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Leccionou várias disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade do Minho, na área da educação e formação de professores.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

TORRES, L. L.; PALHARES, J. A. A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 225–246, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/925. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Desafios da qualidade na Educação