Teaching cases and teacher professional development in the Health area

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27197

Keywords:

teaching learning, teaching cases, teaching in health

Abstract

Teaching formation is an object of interest for educational policies and educational management at all levels. This paper aims to appraise the teaching formation of university health professors throughout the use of teaching cases. Therefore, we report here a decade of experience of an institutional program of teaching formation from a public institution in the south of Brazil. An experience in which the writing and use of cases of teaching have been used as a didactic instrument to promote discussion and reflection on the teaching practice in the health area. The described teaching formation has developed the discussion of the teaching plan at a micro-level (teaching strategies; assessment and use of technologies) and macro-level (educational policies and curricular guidelines); the integration of the teaching and the health services and the teaching-research dyad among others. Participants have been invited to discuss ready teaching cases (based on real or fictional stories) as well as to write narratives of remarkable teaching/learning experiences (positive and negative ones). Our results suggest the potential use of narratives for teacher professional development with novice and experienced professors as it promotes an opportunity for discussing the teaching and learning process in the health area and the continuous learning of teaching in the work context.

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Author Biographies

Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Realizou Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (2010). Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação e Humanidades da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado) e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da UFCSPA. É Consultora da CAPES na Área de Ensino, com participação na Avaliação Quadrienal 2013-2016 e na avaliação/acompanhamento in loco de Curso de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Educação e Ensino em Saúde com ênfase nas temáticas didática, metodologia de ensino e avaliação; docência e prática pedagógica no ensino superior; formação pedagógica de professores e profissionais da saúde; educação permanente em saúde; concepções e práticas da preceptoria; apoio psicopedagógico ao estudante universitário; autorregulação da aprendizagem da Educação Básica ao Ensino Superior; autorregulação e saúde; formação continuada de professores da Educação Básica; processos de ensino aprendizagem; relações escola/famílias/comunidades.

Fúlvia da Silva Spohr, Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA)

Pedagoga, atua como docente na graduação e pós-graduação no ensino em ciências da saúde. É pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde e LABAN - Laboratório de Análises Narrativas. É Educadora Popular pela Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAÚDE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS) e Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Investiga o efeito da modulação das tecnologias da informação e comunicação para a cognição em diferentes instituições na interface educação e saúde, abordando temas que envolvem a narrativa, a produção de subjetividade, saúde, ética, estética e política. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) na UFCSPA. Tem experiência na orientação e a supervisão pedagógica no ensino básico e no ensino superior e na formação de professores, tutores e preceptores para o ensino na saúde e o ensino em serviço. Atua na orientação e supervisão pedagógica, no planejamento didático, avaliação e homologação de materiais educacionais nas modalidades presencial e EaD. Temas de Interesse: Aprendizagem Autorregulada, Biologia da Cognição, Didática do Ensino Superior, Ensino na Saúde, Educação Popular, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Formação de Professores, Pedagogia Crítica e Psicologia da Educação.

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Published

2021-06-17

How to Cite

MAGALHÃES, C. R. .; SPOHR, F. da S. Teaching cases and teacher professional development in the Health area. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27197, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27197. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27197. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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