A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27210

Palavras-chave:

Casos de ensino, Desenvolvimento profissional docente, Professores iniciantes, Indução profissional

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participaram de um programa de indução profissional, considerando os casos de ensino construídos por esses professores e seus formadores que foram publicados em uma revista científica, e discutir as potencialidades dos casos de ensino na formação de professores. Diferentes autores (MARCELO GARCIA, 1999; IMBERNÓN, 2006; NONO; MIZUKAMI, 2002; MIZUKAMI, 2000; NONO, 2001, 2005) têm apontado os casos de ensino como um recurso importante para a formação de professores e para a investigação do desenvolvimento profissional docente. Parte-se da premissa que os casos de ensino, construídos a partir de situações reais vivenciadas em sala de aula permitem compreender as teorias pessoais dos professores sobre o ensino, bem como as crenças que influenciam sua atividade profissional, além do processo de construção e reconstrução do seu conhecimento profissional. Para a análise dos casos de ensino, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo temático-categorial. Os autores construíram, a partir da revisão de literatura, uma matriz analítica organizada em unidades temáticas. A Unidade de Registro escolhida foi “frases com sentido completo”. Foram analisados 13 artigos, selecionados por preencherem os requisitos de um caso de ensino, segundo a literatura adotada. A análise destes casos de ensino permite concluir que a experiência no Programa de Tutoria Educacional promoveu o desenvolvimento profissional dos professores tutorados, pois, nos casos de ensino analisados, os autores declaram, explicitamente ou não, mudanças de crenças pessoais dos professores sobre o ensino e/ou alunos e mudança e inovação das práticas.

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Biografia do Autor

Nayana Cristina Gomes Teles, ICET/UFAM

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a diversidade que reúne professores das áreas de Educação e Ensino de Ciências que atuam no ICET/UFAM. Atualmente desenvolve o Projeto de "Mentoria de Professores de Ciências" aprovado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA Ensino de Ciências na Educação Básica e o projeto de pesquisa "Uma Agenda de Pesquisa para a EJA: Análise da Formação, Metodologias e Estratégias dos professores que atuam nessa modalidade no Município de Itacoatiara/Amazonas", aprovado no Edital 03/2020 PAINTER/Fapeam.

Fabrício Valentim da Silva, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação pela Université de Montréal. ProfessorAdjunto II do ICET/UFAM. 

Tiago Pereira Gomes, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Língua Brasileira de Sinais com Habilitação em Docência e Interpretação pela UNIFSA (2012). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior-IESM (2013). Graduado em Pedagogia pela UNIFSA (2010). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo- NUFAGEC/UFPI. Foi professor da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI (2011-2019).Coordenador Local do PARFOR/UESPI- núcleo de José de Freitas-PI (2017-2019). Atualmente é professor assistente do Instituto de Ciências e Tecnologias -ICET da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil. Formação de professores. Práticas Pedagógicas. Prática docente. Saberes e fazeres docentes. Ensino e aprendizagem infantil. Avaliação, Gestão e Currículo.

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Publicado

23-03-2021

Como Citar

TELES, N. C. G.; SILVA, F. V. da; GOMES, T. P. A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27210, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27210. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27210. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores