Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.27212Palavras-chave:
Formação de Professores, Casos de Ensino, Estado da Arte, Pesquisa em EducaçãoResumo
Este texto tem como propósito sistematizar a utilização dos casos de ensino como elemento teórico-metodológico nas pesquisas acerca da formação de professores no âmbito da pós-graduação stricto sensu. O estudo, de caráter exploratório e cunho documental, toma como lócus de investigação a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, tendo em vista que ambas as bases de dados concentram produções dos programas de pós-graduação. A primeira etapa do estudo identificou 264 teses e dissertações, que passaram por análise de títulos, resumos e palavras-chave, consolidando 36 pesquisas que foram, efetivamente, o corpus de análise da investigação. Os 36 trabalhos foram analisados na íntegra, com o propósito de realizar uma síntese integrativa abarcando os seguintes eixos de discussão: referentes teóricos; aspectos que constituem a metodologia; e, resultados das investigações. Foram identificadas publicações a partir do ano de 2001, sendo que a maior parte das pesquisas toma os casos de ensino como instrumento de investigação e formação, geralmente associado a outros instrumentos. Naquelas pesquisas em que há centralidade dos casos de ensino como objeto de estudo, explora-se seu potencial formador e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Desponta, ainda, a necessidade de que as pesquisas no campo da formação de professores explorem mais os casos de ensino como elemento formador, uma vez que estes se configuram como possibilidades de promover efetiva reflexão sobre a ação do professor.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. S. de. Didática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras. 2017. 129 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143. Acesso em: 10 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168
ANASTÁCIO, J. B. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em ciências contábeis. 2017. 153 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2017. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/jspui/handle/jspui/764. Acesso em: 10 abr. 2020.
ANDRÉ, M. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4. Acesso em: 6 fev. 2020.
ANDRÉ, M. D. A. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ANDRÉ, M. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudo. Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 5 fev. 2020.
BATISTA, E. S. C. Atividades multimodais no processo de aprender a ensinar matemática sob a perspectiva inclusiva: uma experiência com licenciandos em pedagogia. 2017. 311 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/12164. Acesso em: 11 abr. 2020.
BEZERRA, A. O. Do giz ao byte: itinerários formativos docente para uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em programas de gestão social. 2014. 124 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19666. Acesso em: 7 abr. 2020.
BRAGA, A. Os saberes de professoras que ensinam ciências nas séries iniciais: um estudo de caso. 2005. 146 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2784?show=full. Acesso em: 7 abr. 2020.
CARDOSO, L. A. M. Os processos formativos no programa de iniciação à docência da UFMT: a experiência de um grupo de licenciandas em pedagogia. 2014. 268 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/309. Acesso em: 22 abr. 2020.
CUNHA, F. J. P. Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de caso na rede pública estadual em Florianópolis – SC. 2003. 151 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86228. Acesso em: 22 abr. 2020.
DOMINGUES, I. M. C. S. Os casos de ensino como “potenciais reflexivos” no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública. 2007. 160 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=94726. Acesso em: 22 abr. 2020.
DOMINGUES, I. M. C. S. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 260 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2299. Acesso em: 7 abr. 2020.
DUEK, V. P. Educação inclusiva e formação continuada: contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. 2011. 351 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14342. Acesso em: 10 abr. 2020.
DUTRA, L. P. A construção de saberes experienciais por egressas do PIBID, nos primeiros anos da docência. 2017. 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://www.pucminas.br/pos/educacao/Paginas/Apresentacao.aspx. Acesso em: 25 abr. 2020.
EVANGELISTA, E. G. Percursos formativos de formadores de professores de língua portuguesa que atuam no CEFAPRO de Cuiabá-MT. 2011. 166 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_655008bf6ca5986c6f8428da0d895bbc. Acesso em: 25 abr. 2020.
HOBOLD, M. S. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa, v. 13, n. 2, p. 425-442, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/894/89457516010/html/index.html. Acesso em: 12 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010
IZA, D. F. V. As concepções de corpo e movimento de professoras nas práticas educativas: significado e sentido de atividades de brincadeiras na educação infantil. 2008. 152 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=165708. Acesso em: 25 abr. 2020.
LACERDA, C. R. A experiência do exercício da profissão e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado. 2011. 249 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_8497a583a8a3f9f952945403b55bc90f. Acesso em: 10 abr. 2020.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 5 fev. 2020.
MENDONÇA, L. O. Reflexões e ações de professores sobre modelagem matemática na educação estatística em um grupo colaborativo. 2015. 263 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2886325. Acesso em: 22 abr. 2020.
MIGLIORANÇA, F. A atuação do professor de matemática na educação de jovens e adultos: conhecendo a problemática. 2004. 185 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2554?show=full. Acesso em: 22 abr. 2020.
MILANESI, J. B. Rede social virtual de professores especializados e a escolarização de estudantes com deficiência intelectual. 2017. 375 p. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10288. Acesso em: 10 abr. 2020.
MIZUKAMI, M. G. N. Casos de Ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000, p. 139-161.
MOREIRA, J. S. Aprendizagem profissional da docência e base de conhecimento para o ensino de tutores que atuam no método problem-based learning (PBL). 2019. 276 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/964. Acesso em: 7 abr. 2020.
MUSSI, A. A. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007. 294 p. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16304. Acesso em: 7 abr. 2020.
NONO, M. A. Casos de ensino e professoras iniciantes. 2005. 238 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2324?show=full. Acesso em: 22 abr. 2020.
ORTEGA, E. M. V. A construção dos saberes dos estudantes de pedagogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 2011. 164 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-122255/pt-br.php. Acesso em: 22 abr. 2020.
PAIXÃO, M. S. S. L. Práticas docentes em classe comum de escolas regulares para alunos com deficiência intelectual. 2018. 217 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/TESE__MARIA_DO_SOCORRO_SANTOS_LEAL_PAIX%C3%83O__Final20190807155731.pdf. Acesso em: 7 abr. 2020.
PEREIRA, I. D. M. Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização. 2015. 178 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPL_3ab7c2c5d96bce59d33c240651cac69b. Acesso em: 11 abr. 2020.
PEREIRA, P. R. R. Professores de matemática em início de carreira: um olhar para a prática docente no ensino e aprendizagem de expressões algébricas. 2019. 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Paulo.pdf. Acesso em: 7 abr. 2020.
POGGETTI, L. G. Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e as orientações curriculares oficiais para o ensino de matemática: um estudo dessa relação. 2014. 107 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-113509/publico/LIANE_GEYER_POGGETTI.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
RABELO, S. C. C. Casos de ensino na formação continuada a distância de professores do atendimento educacional especializado. 2016. 305 p. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_cb2f3da21e07c1eb2affab64a72302e4. Acesso em: 12 abr. 2020.
RAMOS, E. M. O. Professores bacharéis da saúde: trajetórias de profissionalidades docentes. 2018. 205 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Tese_EV%C3%93DIO-MAUR%C3%8DCIO-OLIVEIRA-RAMOS.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
RODRIGUES, M. C. C. Contribuições de um projeto de formação on-line para o desenvolvimento profissional de professoras do 1º ano do ensino fundamental. 2013. 242 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2302. Acesso em: 7 abr. 2020.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 5 fev. 2020.
SALGADO, L. F. G. Necessidades formativas de professores de educação básica especial, diversidade e inclusão: interlocuções e desafios. 2018. 166 p. Trabalho final (Mestrado Profissional em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21369. Acesso em: 11 abr. 2020.
SANTOS, R. A. Racismo, preconceito e discriminação: concepções de professores. 2007. 120 p. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16266. Acesso em: 11 abr. 2020.
SILVA, D. K. Uma ação de formação de professores na e para uma abordagem investigativa em aulas de matemática. 2018. 322 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206097. Acesso em: 11 abr. 2020.
SILVA, E. T. Cenário de desenvolvimento profissional de professores: a escola como lócus de formação contínua? 2018. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018b. Disponível em: http://educas.com.br/blog/cenario-de-desenvolvimento-profissional-de-professores-a-escola-como-locus-de-formacao-continua/. Acesso em: 22 abr. 2020.
SOUSA, M. P. Pensando a formação inicial em educação física: entendendo o papel do estágio em uma concepção de ação docente enquanto práxis. 2012. 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/NOVE_4aee8181c3ec1fab4d02606b46c16ee4. Acesso em: 25 abr. 2020.
ULIANA, M. R. Formação de professores de matemática, física e química na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual: análise de uma intervenção realizada em Rondônia. 2015. 315 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciência e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8511. Acesso em: 7 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p127-145.i8511
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso em: 7 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
YAMAMOTO, E. M. Estudo de concepções e crenças de licenciandos sobre o ensino de matemática. 2012. 132 p. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16039. Acesso em: 11 abr. 2020.
ZERBATO, A. P. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298 p. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896. Acesso em: 11 abr. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliano Agapito, Márcia de Souza Hobold
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.