Casos de enseñanza y el desarrollo profesional docente en el área de Salud

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27197

Palabras clave:

aprendizaje de la docencia, casos de enseñanza, enseñanza em salud

Resumen

La formación docente es objeto de interés de las políticas educacionales y de lagestión de laeducaciónen todos los niveles. Este estudiotiene por objetivo reflexionar sobre laformación de profesores para laenseñanza superior ensalud, a partir del uso de casos de enseñanza. Se reporta la experiencia de construcción y uso de casos de enseñanza como instrumento didáctico para el diálogo y lareflexión sobre lapráctica docente en cursos del área de salud, enun Programa Institucional de Formación Docente de una universidad pública delsur de Brasil. La experiencia tiene más de una década y contempla ladiscusión de temáticas como laplanificación de enseñanzaennivel micro (el uso de estrategias de enseñanza, laevaluación, el uso de tecnologías) y ennivel macro (las políticas educacionales, lasdirectrices curriculares), así como laintegraciónenseñanza-servicios de salud; lasprácticas de extensiónuniversitaria y elbinomioenseñanza-investigación, el preparo/laformación para ladocencia, entre otros temas. Se utilizanenla experiencia casos de enseñanzalistos (basadosenhistoriasreales o ficcionales) y también la construcción de narrativas basadas en las experiencias de enseñanza más destacadas (positivas o negativas) vividas por los participantes en tanto que alumnos, y/o profesores. Los resultados demuestranlaimportanciadel uso de las narrativas durante elproceso formativo para laconstrucción de sentido sobre lapráctica docente, pudiendoconvertirseenun potente recurso para laformaciónenservicio de docentes iniciantes y experimentados y fuente de discusión sobre losprocesos de aprendizajesdelenseñar y aprender ensalud, sobre elaprendizaje de ladocencia como proceso y enel contexto laboral.

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Biografía del autor/a

Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Realizou Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (2010). Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação e Humanidades da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado) e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da UFCSPA. É Consultora da CAPES na Área de Ensino, com participação na Avaliação Quadrienal 2013-2016 e na avaliação/acompanhamento in loco de Curso de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Educação e Ensino em Saúde com ênfase nas temáticas didática, metodologia de ensino e avaliação; docência e prática pedagógica no ensino superior; formação pedagógica de professores e profissionais da saúde; educação permanente em saúde; concepções e práticas da preceptoria; apoio psicopedagógico ao estudante universitário; autorregulação da aprendizagem da Educação Básica ao Ensino Superior; autorregulação e saúde; formação continuada de professores da Educação Básica; processos de ensino aprendizagem; relações escola/famílias/comunidades.

Fúlvia da Silva Spohr, Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA)

Pedagoga, atua como docente na graduação e pós-graduação no ensino em ciências da saúde. É pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde e LABAN - Laboratório de Análises Narrativas. É Educadora Popular pela Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAÚDE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS) e Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Investiga o efeito da modulação das tecnologias da informação e comunicação para a cognição em diferentes instituições na interface educação e saúde, abordando temas que envolvem a narrativa, a produção de subjetividade, saúde, ética, estética e política. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) na UFCSPA. Tem experiência na orientação e a supervisão pedagógica no ensino básico e no ensino superior e na formação de professores, tutores e preceptores para o ensino na saúde e o ensino em serviço. Atua na orientação e supervisão pedagógica, no planejamento didático, avaliação e homologação de materiais educacionais nas modalidades presencial e EaD. Temas de Interesse: Aprendizagem Autorregulada, Biologia da Cognição, Didática do Ensino Superior, Ensino na Saúde, Educação Popular, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Formação de Professores, Pedagogia Crítica e Psicologia da Educação.

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

MAGALHÃES, C. R. .; SPOHR, F. da S. Casos de enseñanza y el desarrollo profesional docente en el área de Salud. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27197, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27197. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27197. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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