Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27197

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Casos de Ensino, Ensino na Saúde

Resumo

A formação docente é objeto de interesse das políticas educacionais e da gestão da educação em todos os níveis. Este estudo objetiva refletir sobre a formação de professores a partir do uso de casos de ensino. Reporta-se a experiência de construção e uso de casos de ensino como instrumento didático para o diálogo e a reflexão sobre a prática docente em cursos da área da saúde, em um Programa Institucional de Formação Docente de uma universidade pública do sul do Brasil. A experiência tem mais de uma década e contempla a discussão de temáticas como o planejamento do ensino a nível micro (o uso de estratégias de ensino, a avaliação; o uso das tecnologias) e a nível macro (as políticas educacionais, as diretrizes curriculares), assim como a integração ensino-serviços de saúde; as práticas de extensão e o binômio ensino-pesquisa, o preparo/formação para a docência, dentre outros temas. Na experiência são utilizados casos de ensino prontos (baseados em histórias reais ou fictícias) e também a construção de narrativas baseadas nas experiências de ensino mais marcantes (positivas ou negativas) vividas pelos participantes enquanto alunos e/ou professores. Os resultados demonstram a importância do uso das narrativas durante o processo formativo para a construção de sentidos sobre a prática docente, podendo ser potente recurso para a formação em serviço, de docentes iniciantes e experientes e fonte de discussão sobre os processos de aprendizagens do ensinar e aprender em saúde, sobre a aprendizagem da docência como processo e no contexto de trabalho.

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Biografia do Autor

Cleidilene Ramos Magalhães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Realizou Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (2010). Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação e Humanidades da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado) e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da UFCSPA. É Consultora da CAPES na Área de Ensino, com participação na Avaliação Quadrienal 2013-2016 e na avaliação/acompanhamento in loco de Curso de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Educação e Ensino em Saúde com ênfase nas temáticas didática, metodologia de ensino e avaliação; docência e prática pedagógica no ensino superior; formação pedagógica de professores e profissionais da saúde; educação permanente em saúde; concepções e práticas da preceptoria; apoio psicopedagógico ao estudante universitário; autorregulação da aprendizagem da Educação Básica ao Ensino Superior; autorregulação e saúde; formação continuada de professores da Educação Básica; processos de ensino aprendizagem; relações escola/famílias/comunidades.

Fúlvia da Silva Spohr, Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA)

Pedagoga, atua como docente na graduação e pós-graduação no ensino em ciências da saúde. É pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Estudos em Educação e Saúde e LABAN - Laboratório de Análises Narrativas. É Educadora Popular pela Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e Especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAÚDE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS) e Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Investiga o efeito da modulação das tecnologias da informação e comunicação para a cognição em diferentes instituições na interface educação e saúde, abordando temas que envolvem a narrativa, a produção de subjetividade, saúde, ética, estética e política. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Mestrado Profissional) na UFCSPA. Tem experiência na orientação e a supervisão pedagógica no ensino básico e no ensino superior e na formação de professores, tutores e preceptores para o ensino na saúde e o ensino em serviço. Atua na orientação e supervisão pedagógica, no planejamento didático, avaliação e homologação de materiais educacionais nas modalidades presencial e EaD. Temas de Interesse: Aprendizagem Autorregulada, Biologia da Cognição, Didática do Ensino Superior, Ensino na Saúde, Educação Popular, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Formação de Professores, Pedagogia Crítica e Psicologia da Educação.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

MAGALHÃES, C. R. .; SPOHR, F. da S. Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27197, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27197. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27197. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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