A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO

Autores

  • Clênio Lago UNOESC
  • Andressa Cristina Vani Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6854

Resumo

Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades
formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o
modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.
Palavras-chave: Ensino da Arte. Experiência Estética. Formação. Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clênio Lago, UNOESC

Doutor em Educação – PUCRS; Mestre em Educação – UFSM; Graduado em Filosofia – UNIFRA; Professor Mestrado em Educação – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Joaçaba, SC – Brasil. Coordenador Institucional do projeto “Estratégias e ações multidisciplinares... – OBEDUC”. E-mail: cleniolago@yahoo.com.br.

Andressa Cristina Vani, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Pós-graduanda do Curso de Arteterapia, Educação e Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus de São Miguel do Oeste - SC; Graduada em Artes Visuais – Licenciatura Plena na Área das Ciências Humanas e Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Diretora da E.M.E.I.E.F Padre José de Anchieta – Linha Dois Irmãos – São Miguel do Oeste – SC. Professora de Artes na modalidade EJA na unidade do SESI-FIESC em São Miguel do Oeste – SC. E-mail: andressa.vani@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

26-10-2015

Como Citar

LAGO, C.; VANI, A. C. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO ACONTECIMENTO FORMATIVO ÉTICO. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 461–484, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.6854. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6854. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos