Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23074

Palavras-chave:

Jornada escolar, Educação em tempo integral, Análise de política pública, Política educacional

Resumo

Este ensaio teve como objetivo analisar alguns fundamentos que embasam a formulação e a implementação de políticas de ampliação da jornada escolar: articulação entre educação formal e educação não formal, ideia de cidade educadora, noção de território educativo, noção de intersetorialidade, enfoque de relações intergovernamentais e abordagem de redes de políticas. O conhecimento empírico mostra que esses aspectos, no todo ou em parte, têm fundamentado estratégias políticas em vigor em alguns países. A articulação entre esses seis fundamentos possibilitou a elaboração de um esquema analítico denominado Enfoque Integrador. Esse enfoque é, ao mesmo tempo, modelo de análise e modo de gestão de políticas públicas, o que permitiu a sistematização de algumas proposições à formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar.

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Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília e Presidente Prudente. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE). Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa de Pós-Doutorado realizada na Universidad de Salamanca, Espanha.  

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Publicado

30-07-2020

Como Citar

PARENTE, C. da M. D. . Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–26, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23074. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23074. Acesso em: 5 nov. 2024.

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