Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública

Autores

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina - PR. Departamento de Educação https://orcid.org/0000-0002-4317-6052
  • Lorena Dominique Vilela Freiberger Mestranda em Educação - Universidade Estadual de Londrina - PR.Professora da Rede Básica da Prefeitura de Leópolis. https://orcid.org/0000-0002-7955-7770

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.12502

Palavras-chave:

Política educacional, Educação superior, Universidade pública

Resumo

Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assumidas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade.

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Biografia do Autor

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina - PR. Departamento de Educação

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lorena Dominique Vilela Freiberger, Mestranda em Educação - Universidade Estadual de Londrina - PR.Professora da Rede Básica da Prefeitura de Leópolis.

Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - Pr.

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Publicado

11-04-2018

Como Citar

CZERNISZ, E. C. da S.; FREIBERGER, L. D. V. Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 277–296, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.12502. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12502. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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