A BNCC e o Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23976

Palavras-chave:

BNCC, Implementação curricular, Estado de Sergipe, Narrativas, Análise documental

Resumo

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em curso no sistema brasileiro da Educação Básica apresenta características regionais específicas, que dependem de opções políticas e estratégias de gestão assumidas pelas diversas instituições envolvidas direta ou indiretamente com o processo. Nesse sentido, o objeto de estudo do presente trabalho consiste no levantamento e análise de documentos e discursos produzidos por instituições e seus agentes atrelados ao processo de implementação da BNCC no estado de Sergipe, compreendendo especialmente a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe. A investigação fundamenta-se, assim, na pesquisa documental e na apresentação de narrativas que exprimem vivências e emitem opiniões sobre o objeto de estudo contemplado. Com isso, por meio do enfoque metodológico da análise de documentos e de narrativas é apresentado um quadro geral dos aspectos mais importantes observados nesse momento sobre questões curriculares no sistema educacional deste Estado. Priorizou-se a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, desde que o Currículo de Sergipe voltado para estas etapas da Educação Básica em suas diversas modalidades encontra-se no momento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e homologado pelas instâncias políticas locais. A pesquisa mostra como os documentos e as narrativas produzidos sobre o currículo são formados a partir do embate entre propostas centralizadas, como é o caso da BNCC e o equacionamento necessário para a formulação de políticas públicas voltadas à superação de dificuldades regionais e contingentes da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Paulo Marchelli, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Educação pela mesma instituição, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua área de especialização é Filosofia da Educação, tendo se especializado na Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com foco na Formação de Professores. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Professor Alberto Carvalho e no Programa de Pós-graduação em Educação do Campus Professor José Aloísio de Campos. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente e Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Publica artigos em revistas especializadas que remetem aos resultados das suas investigações recentes. Além disso, em seus trabalhos anteriores podem ser encontradas diversas abordagens interdisciplinares circunscritas ao campo das Ciências Humanas e da Filosofia.

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

MARCHELLI, P. A BNCC e o Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Sergipe. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23976, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23976. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23976. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas