v. 43 n. 1 (2018): Roteiro jan./abr. 2018

					Visualizar v. 43 n. 1 (2018): Roteiro jan./abr. 2018
Data da publicação: 11 de abril de 2018
Publicado: 11-04-2018

Dados da Edição

  • Folha de Rosto

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.16891

Editorial

  • Editorial

    Marilda Pasqual Schneider, Nadiane Feldkercher, Priscila Monteiro Chaves
    9-14
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.16857

Apresentação

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas

  • Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas

    Patrícia Somers, Cory Davis, Jessica Fry, Lisa Jasinski, Elida Lee
    21-42
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13088
  • Internacionalização e a interlocução entre o ensino básico e superior: o problema da formação docente

    Patricia Viera-Duarte
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13095
  • A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo

    Luis Miguel Lázaro Lorente, Victoria Martín de la Rosa, Cristina Pulido Montes
    63-86
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13089
  • Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais

    Marilene Gabriel Dalla Corte, Rosane Carneiro Sarturi, Janilse Fernandes Nunes
    87-114
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13094
  • Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais

    Marilia Costa Morosini
    115-132
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13090
  • Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia

    Maria Luiza Flores, Vera Maria Vidal Peroni
    133-154
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13096
  • Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC – PACTO no Brasil

    Leandra Bôer Possa, Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte
    155-184
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13091
  • Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?

    Maria de Lourdes Pinto Almeida, Fernando Rodrigo Dall Igna
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093
  • A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas

    Eli Terezinha Henn Fabris
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13097

Resenha

  • Identidade cosmopolita global na prática educativa: da utopia à realidade

    Pricila Kohls dos Santos
    225-230
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.16011
  • O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação

    Simone Van Der Halen Freitas, Hildegard Susana Jung
    231-236
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13177

Artigos de demanda contínua

  • Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal

    Joana Raquel Faria de Sousa, José Augusto Pacheco
    237-258
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15852
  • Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais

    Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
    259-276
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15128
  • Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública

    Eliane Cleide da Silva Czernisz, Lorena Dominique Vilela Freiberger
    277-296
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.12502
  • Qualidade da educação superior e a responsabilidade social

    Jardelino Menegat, Ricardo Antônio De Marco, Dirleia Fanfa Sarmento
    297-316
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136
  • Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica

    Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Hallison Fernando Rosa, Adriana Regina de Jesus
    317-344
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.14509

Diretrizes para autores

  • Diretrizes para autores

    345-360
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.16879
  • Sobre a capa

    361-362
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.16880