Public policy and integral education in Brazil: from national developmentalism to neo-developmentalism

Authors

  • Magda Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-8971-9609
  • Leonardo Dorneles Gonçalves Professor do Instituto de Educação (área de políticas públicas da educação) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. https://orcid.org/0000-0001-8093-8493
  • Conceição Paludo Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Atua na Graduação e Pós-Graduação, na UFRGS, FACED – Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos – Linha de pesquisa: Trabalho Movimentos Sociais e Educação. Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16422

Keywords:

Integral education, Public policy, Human emancipation

Abstract

To demonstrate the contradictions of the main policies of integral education in the public school of Basic Education and to problematize their relations with the development of capitalism in Brazil they were the central objectives of this study. In order to do so, we analyze the intentionalities of the policies of integral education of the last years, supported by bibliographical research on the history of integral education in Brazilian educational policies, in dialogue with authors such as Falleiros, Pronko and Oliveira (2010), Shiroma, Moraes and Evangelista (2000), Frigotto (2000) and Cavaliere (2010). According to the intention of analyzing the conceptions of integral education in the so-called neodevelopmental model, we resorted to the first version of the Program: Mais Educação, which launched in 2007, lasted until 2016. The studies carried out allow us to analyze the politics of integral education in Brazil as an instrument that plays different roles in each historical period. However, it has become effective in relation to the objectives presented by the different forms of capitalist sociability and radically distancing itself from the historical, theoretical and practical that support integral education in the anti-capitalist perspective and human emancipation.

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Author Biographies

Magda Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio na rede pública estadual e municipal de Pelotas. Atualmente é bolsista CAPES.

Leonardo Dorneles Gonçalves, Professor do Instituto de Educação (área de políticas públicas da educação) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa do grupo de pesquisa MOvSE - Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular (UFPel), coordenado pela Profa. Dra. Conceição Paludo e Educamemória - Educação e Memória (FURG), coordenado pelo Prof. Dr. Carmo Thum. Colabora com pesquisas sobre educação ambiental junto ao Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos RS Machado. Atualmente estuda a Implantação do Ensino Médio Politécnico em Rio Grande-RS, suas relações com as mudanças no mundo do trabalho e as implicações nas políticas educacionais. Tem interesse nos seguintes temas: relações entre educação e trabalho, educação popular, escola pública e política educacional, movimentos sociais, extensão universitária e educação ambiental.

Conceição Paludo, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Atua na Graduação e Pós-Graduação, na UFRGS, FACED – Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos – Linha de pesquisa: Trabalho Movimentos Sociais e Educação. Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação (1988) e doutorado em Educação (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais ? em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação.

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Published

2018-12-19

How to Cite

SANTOS, M. C. dos; GONÇALVES, L. D.; PALUDO, C. Public policy and integral education in Brazil: from national developmentalism to neo-developmentalism. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 1027–1050, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i3.16422. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16422. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

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