Formação de professores: uma crítica pelo olhar das capacidades humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32608

Palavras-chave:

Competências, Capacidades, Formação docente

Resumo

Problematizamos, neste ensaio, a tendência nacional e internacional de esvaziamento do sentido humanizado da educação que tem se materializado na linguagem da aprendizagem, discutindo novas possiblidades para a formação docente a partir do enfoque das capacidades humanas proposto por Martha Nussbaum. Para tanto, realizamos um estudo hermenêutico das seguintes obras publicadas pela autora: Crear Capacidades: propuesta para el desarrollo humano, El cultivo de la humanidade: uma defensa clásica de la reforma em la educación liberal, Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tendo por base a sua concepção de formação liberal e democrática, apontamos algumas críticas ao modelo de educação como negócio, justificando alguns aspectos do enfoque das capacidades humana para a formação de professores. 

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Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, UnB

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação ? PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo ? UPF. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: pesquisa em educação, estudos comparados, formação de professores, ciências da educação e filosofia da educação. É coordenadora do GEFFOP - Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores; vice-coordenadora do REPES: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e pesquisadora do grupo: ?Formação Cultural, Hermenêutica e Educação", todos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. 

Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais . Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-humanista, com ênfase em pensadores contemporâneos como Martin Heidegger, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: ação humana, ação pedagógica, formação humana, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016);Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: Autogoverno pedagógico e posição ativa do educando (2018); Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth (2018); John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas (2019).

Referências

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

DEVECHI, C. P. V.; DALBOSCO, C. A. Formação de professores: uma crítica pelo olhar das capacidades humanas. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32608, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32608. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32608. Acesso em: 19 dez. 2024.

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