Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.24819

Palavras-chave:

Direitos Humanos, PNEDH, Cinema, Educação, Escola

Resumo

A luta pela instauração da Educação em direitos humanos em diversos países é decorrência direta da década dedicada à Educação (1995-2004) pelas Nações Unidas. Os Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos são, por sua vez, uma decorrência desse esforço, mas o hiato entre o que os planos estabelecem e as práticas pedagógicas persiste. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o PNEDH, publicado no Brasil em 2007, e as formas pelas quais podemos aproximar os direitos humanos da escola, em especial, através do cinema e do audiovisual. A partir de um estudo do PNEDH e de uma abordagem do cinema como arte na escola (BERGALA, 2002; FRESQUET, 2011; 2013), conclui-se que a tríade cinema-educação-direitos humanos é fundamental para que a escola atual seja reinventada, a partir da valorização e do protagonismo de alunas/alunos e professoras/professores.

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Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro, SEEDUC/RJ

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFF, com pós-doutorado em Educação pela FE/UFRJ. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Bacharel e Licenciado em História pela UERJ e Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela UFF. Integra os grupos de pesquisa CINEAD/LECAV: cinema para aprender e desaprender, do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da UFRJ, e QUADRO A QUADRO: projetando ideias, refletindo imagens, da UFRB. Atualmente, é Professor Docente I de História e Filosofia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Produtor, diretor e roteirista de obras audiovisuais. Produtor e Curador de Mostras e Festivais. Coordenou a produção da 8a e 9a edições da Mostra Cinema e Direitos Humanos e do projeto Inventar com a Diferença, realizados pela UFF, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Cultura.

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Publicado

14-09-2021

Como Citar

GUERREIRO, A. S. Educação em direitos humanos: possibilidades a partir do PNEDH e do cinema na escola. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24819, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.24819. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24819. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua