Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.29990

Palavras-chave:

História, Educação Física, Prática docente, Práticas, Estado da Questão

Resumo

Este estudo objetiva analisar as produções acadêmico-científicas relacionadas à história da prática docente de Educação Física, mapeadas e recrutadas por meio da construção do Estado da Questão (EQ), procurando conhecer de que maneira os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciando, principalmente, os objetivos e os resultados das pesquisas definidas como achados, em busca de apontar algumas lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. Para esta investigação, as bases de dados consultadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a BDTD e a SciELO. Os achados foram encontrados com combinações de descritores que envolveram "história”, “Educação Física”, “prática docente”, “prática pedagógica” e “práticas”. A partir da análise dos dados podemos constatar a existência de uma pluralidade de olhares em relação aos objetivos das pesquisas, assim como uma diversidade de práticas dos professores de Educação Física ao longo do tempo nas escolas brasileiras. Além disso, identificamos, como principal lacuna, a falta de estudos que abordem a prática docente desse componente curricular numa perspectiva histórica que contemplem escolas de municípios do interior cearense como lócus e, ainda, que tenham como recorte temporal o final do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do
Ceará (UECE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Silvia Maria Nóbrega-Therrien , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutora
em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Assistente da Universidade
Estadual do Ceará (UECE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Referências

ARAÚJO, W. B. Educação física escolar no período da ditadura militar em Jundiaí-SP. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2011/163_araujo_wesley.php. Acesso em: 12 abr. 2021.

BOOTE, D. N.; BEILE, P. Scholars before researchers: on the centrality of the dissertation literature review in research preparation. Educational Researcher, v.34, n.6, p.3–15, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/229068339_Scholars_Before_Researchers_On_the_Centrality_of_the_Dissertation_Literature_Review_in_Research_Preparation. Acesso em: 10 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X034006003

BOREL, T. Processos de formação e práticas docentes na constituição histórica da Educação física escolar no Espírito Santo, nas décadas de 1930 e 1940. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/handle/10/6024. Acesso em 11 abr. 2021.

CORRÊA, D. A. Os Governos de Getúlio Vargas (1930-1954) a Educação Física Escolar no Estado de São Paulo: lembranças de Velhos professores. 2009. 243f. Tese (Doutorado em História) – Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponivel em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13133 Acesso em: 13 abr. 2021.

CRUZ, C. G. da; MOREIRA, E. C. Práticas e representações da educação física escolar em diários de classe em Sinop-MT (1979-2009). Journal of Physical Education, v. 27, e2705, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/KZDNCmQfxWtB9YyPy5CD3cf/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2705

FONSECA, R. G.; HONORATO, T.; SOUZA NETO, S. de. As práticas corporais na legislação imperial e a construção de uma sociologia da profissão para a educação física. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeio, v.28, n.2, p.509-526, abr.-jun. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/r457PZnWPgWg6QBwcC5Bfrj/?lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-59702021000200010

GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3. ed. rev., atual. e ampl. [recurso eletrônico]. Chapecó, SC: Argos, 2018.

GRUNENNVALDT, A. C. R. A Educação Física, as normalistas e as professoras: A Educação Física na Escola Normal de Sergipe. 1999. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-educacao-fisica-as-normalistas-as-professoras-educacao-fisica-escola-normal-sergipe/. Acesso em: 14 abr. 2021.

LIMA, P. R. de. A história da Educação Física no município de Icó-CE: (re)constituição da prática docente nas escolas (1946-1983). 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o_PAULO-ROGERIO-DE-LIMA.pdf. Acesso em 15 abr. 2021.

LINHALES, M. A.; SILVA, G. C. da; SANTOS, F. C. dos. Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e76991, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/HD7NpgT4HBmsPMKvXhSxBSK/?lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76991

MELO, V. A. de. Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e175905, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3GkC8hG7J6GZSbLMqnLwNtD/?lang=pt. Acesso em 01 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175905

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teóricos-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, I. S. de; NUNES, J. B. de C.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, EdUECE, 2010.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez., 2004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 01 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae153020042148

OLIVEIRA, M. A. T. A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968–1984) e a experiência cotidiana de professores da rede municipal de ensino de Curitiba: entre a adesão e a resistência. 2001, 397 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação)- Programa de Estudos Pós-Graduados em História e Filosofia da Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10284. Acesso em: 11 abr. 2021.

OLIVEIRA, M. A. T. de. Educação Física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): história e historiografia. Educação e pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 51-75, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hvFRCRxm8D3FGMXXkxPhFWJ/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100004

PINTO, J. F. Memórias de professores/as de Educação Física sobre formação e práticas pedagógicas (1950 à 1970). 2012. 196f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8VMGT4. Acesso em: 11 abr. 2021.

PONTES, J. A. de M. Da suficiência à graduação: percursos da formação da educação física no Ceará -1950 a 1970. 2013. 155 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7695. Acesso em: 12 abr. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de; Metodologia do trabalho científico: métodos e

técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed., Novo Hamburgo-RS: Feevale, 2013.

REI, B. D.; LÜDORF, S. M. A. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1964-1985): balanço histórico e novas perspectivas. Revista da Educação Física, v. 23, n. 3, p. 483-497, 3. trim. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/fxJb3stRHSYFdFMnxSL37Pz/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.15221

ROSA, J. de M. Nas vozes de um mesmo tempo: a Educação Física institucionalizada no período da ditadura militar em Cacequi - RS. 2006. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7087?show=full. Acesso em: 12 abr. 2021.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre- RS: Editora Penso, 2013.

SOARES JÚNIOR, R. C. A Disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: Práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996). 2014. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/72017382.pdf. Acesso em 12 abr. 2021.

SUTIL, C. Memórias escolares do ensino de Educação Física: o tempo fez com que a gente aprendesse a ver as coisas com outros olhos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, 2009. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6497. Acesso em: 12 abr. 2021.

TEIXEIRA, T. N. A. Memórias das práticas escolares de educação física no curso de magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970). 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4382. Acesso em: 13 abr. 2021.

VAGO, T. M. Início e fim do século XX: maneiras de fazer educação física na escola. Cadernos CEDES, ano XIX, nº 48, Agosto/99. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/fKY7sN7KLp6p3dhdf8LSJXP/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.

Downloads

Publicado

08-05-2023

Como Citar

DE LIMA, P. R.; NÓBREGA-THERRIEN , S. M. Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e29990, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.29990. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/29990. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.