Didáticas das relações étnico raciais: contribuições propositivas para a formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.26442

Palavras-chave:

formação inicial de professores, currículo, diversidade étnico-racial

Resumo

Os/as professores/as são considerados agentes de fundamental importância na superação das iniquidades étnico-raciais e na promoção de uma educação de qualidade. Tal fato tem provocado mudanças curriculares na formação inicial de professores/as, como a inclusão de disciplinas obrigatórias concernentes à temática étnico-racial, no entanto, duas questões centrais ainda ecoam nas pesquisas sobre a temática e nos núcleos de pesquisa que têm em muitas instituições discutido estas mudanças curriculares: será que os/as professores/as estão sendo de fato preparados/as, nos cursos de formação inicial de professores/as, para lidar pedagogicamente com situações de discriminação racial e para a valorização da diversidade racial e cultural? Que metodologias, estratégias e práticas nas experiências em voga têm se apresentado como eficazes? A partir destas questões, este artigo objetiva analisar as experiências formativas que resultam da introdução de uma disciplina obrigatória “Didáticas e educação das relações étnico-raciais” no curso de formação inicial de professores na Universidade Federal de São Carlos. Esta disciplina focaliza a educação das relações étnico-raciais como dimensão indispensável à Didática, campo de investigação da ciência Pedagogia, que estuda meios, instrumentos, modalidades, estratégias utilizadas para ensinar e aprender, situando-os histórica, social e culturalmente. Por meio da análise da análise documental e de entrevistas o artigo enfoca a construção de experiências de formação visando contribuir de forma propositiva com o campo da formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Ayodele Floriano Silva, UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2018) e Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007). É especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2008) com Mestrado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP (2011). Trabalhou (2011 a 2018) no Instituto Fazenda da Toca na Escola de Educação Infantil da Toca. Atualmente realiza mestrado no PPGE da UFSCar.

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Publicado

08-07-2021

Como Citar

RODRIGUES, T. C.; SILVA, A. F. Didáticas das relações étnico raciais: contribuições propositivas para a formação inicial de professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26442, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.26442. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26442. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos

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