No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27230

Palavras-chave:

Pibid, casos de ensino, narrativas formativas, Pibid. Casos de ensino. Narrativas formativas. Pesquisa narrativa

Resumo

O artigo objetiva trazer ao debate as interfaces entre os casos de ensino e as narrativas formativas, tomando como objeto de análise as ações desenvolvidas em um subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Como procedimentos metodológicos, tendo como referencial teórico o método biográfico, foi realizado um levantamento bibliográfico da produção sobre o Pibid, a pesquisa narrativa e os casos de ensino, além da análise de relatórios produzidos por participantes do subprojeto no período de 2011 a 2017 e a produção de um caso de ensino a partir de observações das aulas de uma professora iniciante egressa do Pibid e entrevistas à professora e à gestora da escola em que atuava. Os resultados apontaram que os casos de ensino se situam, metodologicamente, no campo das narrativas formativas, histórias de vida, memoriais, narrativas autobiográficas e outros dispositivos ligados à pesquisa narrativa e ao método biográfico. Concluímos que a utilização de casos de ensino no referido subprojeto propiciou aos participantes do Pibid a reflexão sobre as práticas docentes, o espaço escolar e as concepções sobre ensino, aprendizagem e profissão docente, qualificando a formação inicial e potencializando a instituição de práticas alfabetizadoras pautadas no uso social da leitura e da escrita e na ludicidade.

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Biografia do Autor

Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

Eliane Greice Davanço Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação, professora aposentada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação, doutoranda em Educação, professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

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Publicado

11-06-2021

Como Citar

SOUSA, S. N.; NOGUEIRA, E. G. D.; ROCHA, C. R. C. No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional . Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27230, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27230. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27230. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores