Saberes-fazeres que atravessam a educação do campo

Autores

  • Isaura Isabel Conte Universidade do Estado de Mato Grosso -Unemat.
  • Marlene Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.10695

Palavras-chave:

Educação do campo, Escola, Saberes-fazeres

Resumo

Neste texto abordam-se os saberes-fazeres, ou conhecimentos, de uma escola de educação do campo e alguns dilemas do contexto atual no desenvolvimento do processo pedagógico. As reflexões são oriundas de pesquisa participante, compreendendo estudos teóricos e intervenções empíricas. Utilizamo-nos de entrevistas gravadas e conversas direcionadas a docentes, funcionários técnicos e discentes, além de análise documental do PPP da escola. Enfatizamos que a formação dos profissionais atuantes na instituição merece ser pensada no contexto das escolas do campo, inclusive no que diz respeito ao acesso e à qualidade dessa formação. Há esforço pessoal por parte dos profissionais em relação às práticas, entretanto há questões que fogem ao seu alcance, inclusive no que se refere à saída dos jovens do campo por falta de políticas sociais como acesso à terra.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade do Estado de Mato Grosso -Unemat.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado pela mesma Universidade. Mestra em Educação e Pedagoga.

Marlene Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Pós-Doutora em Educação pela UFMG eDoutora em Educação pela mesma Instituição.

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Publicado

04-04-2017

Como Citar

CONTE, I. I.; RIBEIRO, M. Saberes-fazeres que atravessam a educação do campo. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 201–222, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.10695. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10695. Acesso em: 5 nov. 2024.