Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23054Palavras-chave:
Formação docente, Prática de ensino, Educação HistóricaResumo
O texto propõe uma discussão acerca da relação entre formação inicial e continuada e prática docente de professores de História que atuam na Educação Básica. A discussão será conduzida com base na pergunta: “Em que medida a formação, em diferentes níveis, reflete na prática docente dos professores?”. A análise toma por base os resultados obtidos por meio da pesquisa Ensinar História: um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná – São Paulo – Bahia – Goiás 1998-2014), coordenada pela professora Marlene Cainelli (UEL), tendo como fundamento as referências conceituais da Educação Histórica. Para este texto fizemos um recorte analisando as práticas dos professores da Bahia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e apresentados de forma contextualizada, portanto, dizem respeito ao universo investigado. Cruzando os dados do perfil dos professores com os referentes às escolhas metodológicas, não visualizamos diferenças marcantes que indiquem aprimoramento proporcionado por maior tempo e grau de formação; no tocante às narrativas sobre temas históricos, alguns professores com mestrado concluído ou em curso à época da pesquisa apresentam relatos mais organizados, atualizados e de maior nível de complexidade.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. Fazer defeitos nas memórias: para que serve o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A. et al. (org.). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.
BARCA, I.; GAGO, M. Usos da narrativa em história. In: MELO, M. do C. de; LOPES, J. M. (org.). Narrativas históricas e ficcionais: recepção e produção para professores e alunos. In: ENCONTRO SOBRE NARRATIVAS HISTÓRICAS E FICCIONAIS, 1., 2004, Braga. Actas [...] Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2004. p. 29-40.
BARCA, I. O papel da educação histórica no desenvolvimento social. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. (org.). Ensino de história: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
BARCA, I. O pensamento histórico dos jovens. Ideias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2000.
BORRIES, B. von. Competência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 171-196, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45980
CAIMI, F. Professores iniciantes ensinando história: dilemas de aula e desafios da formação. Revista História Hoje, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 87-107, 2013. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i3.66
CAINELLI, M. R. Investigando as práticas de ensino de professores de história na educação básica (Brasil - 1998 - 2016). Epistemologias e ensino da história. In: CONGRESSO DAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 16., 2017, Porto. Actas [...] Porto: Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, 2017. p. 848-865.
GAGO, M. Concepções de passado como expressão de consciência histórica. Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 1, p. 127-136, jan./jun. 2007.
GAGO, M. Consciência e narrativa histórica: desafios educativos aos professores. Revista Acadêmica Licencia & Acturas, Ivoti, v. 3, n. 2, p. 26-35, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.85
GIACOMONI, M. P. O professor que cativa: entre a narrativa de História e o cuidado de si. OPSIS, Catalão, v. 15, n. 1, p. 179-196, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34729
LIBÂNEO, J. C. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MONTEIRO, A. M. F. da C.; PENNA, F. de A. Ensino de história: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 191-211, jan./abr. 2011.
MONTEIRO, A. M. F. da C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, abr. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100008
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos a atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RÜSEN, J. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2010. p. 41-49.
RÜSEN, J. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 7-16, jul./dez. 2006.
SACRISTÁN, J. G. O adulto constrói o menor e o aluno. In: SACRISTÁN, J. G. O aluno como invenção. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 11-24.
SCHMIDT, M. A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula: entre o embate, o dilaceramento, e o fazer histórico. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 2., 1996, São Paulo. Anais [...] São Paulo: USP, 1996. p. 115-128.
SCHMIDT, M. A. Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História e Ensino, Londrina, v. 15, p. 9-22, ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p9
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.