Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente

Autores

  • Maria Cristina Dantas Pina Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edinalva Padre Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Iracema Oliveira Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23054

Palavras-chave:

Formação docente, Prática de ensino, Educação Histórica

Resumo

O texto propõe uma discussão acerca da relação entre formação inicial e continuada e prática docente de professores de História que atuam na Educação Básica. A discussão será conduzida com base na pergunta: “Em que medida a formação, em diferentes níveis, reflete na prática docente dos professores?”. A análise toma por base os resultados obtidos por meio da pesquisa Ensinar História: um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná – São Paulo – Bahia – Goiás 1998-2014), coordenada pela professora Marlene Cainelli (UEL), tendo como fundamento as referências conceituais da Educação Histórica. Para este texto fizemos um recorte analisando as práticas dos professores da Bahia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e apresentados de forma contextualizada, portanto, dizem respeito ao universo investigado. Cruzando os dados do perfil dos professores com os referentes às escolhas metodológicas, não visualizamos diferenças marcantes que indiquem aprimoramento proporcionado por maior tempo e grau de formação; no tocante às narrativas sobre temas históricos, alguns professores com mestrado concluído ou em curso à época da pesquisa apresentam relatos mais organizados, atualizados e de maior nível de complexidade.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (Unicamp). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da área de Metodologia e Prática do Ensino de História- Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH).

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da área de Metodologia e Prática do Ensino de História -  Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH).

Iracema Oliveira Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UFSCar). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, d área de Metodologia e Prática do Ensino de História -Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (LAPEH).

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Publicado

22-07-2020

Como Citar

PINA, M. C. D.; AGUIAR, E. P.; LIMA, I. O. Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23054. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23054. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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