Educación histórica y la contribución a la formación docente: experiencias de investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375

Palabras clave:

Educación histórica, Formación de profesores, Investigación

Resumen

El artículo presenta un balance de disertaciones que discuten el aprendizaje histórico desde la perspectiva de la Educación Histórica producida por el Programa de Posgrado en Educación Stricto Sensu de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y en los programas de Posgrado en Educación e Historia Stricto Sensu de la Universidad Estatal del Medio Oeste (Unicentro). Las Investigaciones en Educación Histórica toman como objeto de investigación los procesos de aprendizaje histórico en el entorno escolar, se acercan a este fenómeno por medio del listado de las ideas históricas (sustantivas y de segundo orden) de estudiantes y profesores y las analizan con los recursos de la teoría y filosofía de la Historia. Las investigaciones inventariadas revelan movimientos de las investigaciones basadas en los principios de la Educación Histórica e indican una relación intrínseca con los procesos de escolarización.

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Biografía del autor/a

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e também como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR), atuando na graduação na disciplina de Prática de docência em História e Metodologia do Ensino de História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), na Linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPR).  É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

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Publicado

2020-06-16

Cómo citar

GERMINARI, G. D.; URBAN, A. C. Educación histórica y la contribución a la formación docente: experiencias de investigación. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22375. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22375. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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