Apresentação: Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em Educação Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.24849

Resumo

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e também como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR), atuando na graduação na disciplina de Prática de docência em História e Metodologia do Ensino de História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), na Linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPR).  É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

Downloads

Publicado

30-07-2020

Como Citar

GERMINARI, G. D. .; URBAN, A. C. . Apresentação: Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em Educação Histórica. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–6, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.24849. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24849. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica