Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375

Palavras-chave:

Educação Histórica, Formação de professores, Pesquisa

Resumo

O artigo apresenta contribuições de dissertações que discutem a aprendizagem histórica na perspectiva da Educação Histórica produzidas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As pesquisas em Educação Histórica tomam como objeto de investigação os processos de aprendizagem histórica no âmbito escolar, aproximam-se desse fenômeno por meio do levantamento das ideias históricas (substantivas e de segunda ordem) de estudantes e professores e as analisam com os recursos da teoria e filosofia da História. As pesquisas inventariadas revelam movimentos das investigações fundamentadas nos princípios da Educação Histórica e indicam relação intrínseca com os processos de escolarização.

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Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também é vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em História e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e também como professora de História na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR), atuando na graduação na disciplina de Prática de docência em História e Metodologia do Ensino de História. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR), na Linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPR).  É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH).

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Publicado

16-06-2020

Como Citar

GERMINARI, G. D.; URBAN, A. C. Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22375. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22375. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica

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