Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.26473

Palavras-chave:

Distrito de Mazagão Velho, Memória individual/coletiva, Territorialidade museal, Patrimônio cultural, educação para as relações étnico-raciais

Resumo

Neste artigo, deu-se enfoque ao território distrital de Mazagão Velho, localizado no município de Mazagão, estado do Amapá, como espaço museal afro-amapaense, ante a sua relevância histórica e cultural, como reduto de negras e negros que protegem do apagamento e esquecimento suas heranças culturais/religiosas, as quais resistem ao tempo e conformam a geografia social da comunidade. A metodologia utilizada pautou-se em estudo teórico-bibliográfico e com base em entrevistas semiestruturadas, endereçado a oito guardiões culturais, sendo quatro mulheres e quatro homens atuantes na comunidade. Concluiu-se que a cultura, a memória e a territorialidade, numa perspectiva educativa e patrimonial, sinalizam ser uma ação comunitária e recurso didático-pedagógico estratégico para salvaguardar  patrimônio cultural na/da comunidade.

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Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

[1]Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá –UNIFAP. Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá – FAMA. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará –UFC.  Pós-Doutoramento na Faculdade de Educação/FACED - UFC, na linha de pesquisa: História e Memória da Educação (NHIME), sob a supervisão do Prof. Dr.  José Gerardo Vasconcelos. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico- Raciais com Ênfase em Educação Quilombola – certificado pelo CNPq. E-mail: piedadevideira08@gmail.com

José Gerardo Vasconcelos, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME).E-mail: gerardovasconcelos1964@gmail.com

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Publicado

08-07-2021

Como Citar

VIDEIRA, P. L.; VASCONCELOS, J. G. Experiência museal no distrito de Mazagão Velho-AP: visitação em movimento. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26473, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.26473. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26473. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos