Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Calila Mireia Pereira Caldas Universidade Federal de Sergipe
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-9149-3020
  • Karine David Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27751

Palavras-chave:

Professor, Covid-19, Saúde mental

Resumo

O contexto pandêmico da Covid-19 trouxe consequências sociais, como o fechamento das escolas, que podem impactar a saúde mental dos professores. Nessa perspectiva, este estudo objetivou apresentar evidências científicas sobre os fatores de adoecimento associados à atividade laborativa e psicológica provocados pela Covid-19 sobre os professores do ensino fundamental, médio e superior. Após realizada uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados científicas da Medline/PubMED, ERIC, EBSCO, Scopus, SciELO e LILACS publicados entre janeiro de 2020 a fevereiro de 2021, dezesseis artigos foram incluídos neste estudo. O principal impacto explorado nos artigos é sobre o que a pandemia ocasionou nos professores, como: quadros de medo e pânico, estresse e transtorno de estresse pós-traumático, síndrome de burnout, ansiedade e transtorno de ansiedade generalizado, distúrbio do sono, angústia, exaustão, depressão, transtorno bipolar e distanciamento emocional. As condições de trabalho em home office e as especificidades da pandemia apresentaram desafios aos professores e algumas estratégias de enfrentamento foram utilizadas como o apoio social, individual com métodos de relaxamento e institucional. São necessárias novas propostas institucionais e governamentais que apresentem benefícios em termos de saúde mental e promovam o enfrentamento ao adoecimento em professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Calila Mireia Pereira Caldas, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Terapia Familiar pela Faculdade do Sertão Baiano. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia. Especialista de Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Especialização (em curso) em Logoterapia e Análise existencial humanista pelo sistema de educação Unilife. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Ages e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná.  Membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI). É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Suicídio (GEPIS). É associada pela Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial – ABLAE. Professora de cursos de graduação do Centro Universitário Ages.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Professor do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Violencia en la Pareja y en el Trabajo (VIPAT) da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Pós-graduanda em Logoterapia pelo sistema de ensino Unilife. Pós-graduada em Psicodrama pela Profint -Profissionais Integrados.  Membro do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPSI)

Referências

AKOUR, A. et al. The Impact of the COVID-19 Pandemic and Emergency Distance Teaching on the Psychological Status of University Teachers: A Cross-Sectional Study in Jordan. Am. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, Jordan, v. 103, n. 6, p. 2391–2399, jan./fev. 2020.

ALONSO, A. M. What is mental health? Who are mentally healthy? International Journal of Social Psychiatry, Venezuela, v. 5, n. 6, p. 302–305, 2 jun. 1960.

AMATRIAIN-FERNÁNDEZ, S. et al. Benefits of physical activity and physical exercise in the time of pandemic. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, Coruña, Espanha, v. 12, n. 1, p. 264–266, ago. 2020.

AMRI, A. et al. Assessment of burnout among primary teachers in confinement during the COVID-19 period in Morocco: case of the Kenitra. Pan African Medical Journal, Kenitra, v. 35, n. 2, p. 92, 25 jun. 2020.

ANDRADE, V. L. P. de. Suporte social como estratégia de enfrentamento do estresse no ambiente de trabalho. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia e Saúde) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6534/1/61200792.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

APERRIBAI, L. et al. Teacher's Physical Activity and Mental Health During Lockdown Due to the COVID-2019 Pandemic. Frontiers in Psychology, Espanha, v. 11, n. 11, p. 577886, 11 nov. 2020..

ARENAS, M. C.; PUIGCERVER, A. Diferencias entre hombres y mujeres en los trastornos de ansiedad: una aproximación psicobiológica. Escritos de Psicología, Espanha, v. 3, n. 1, p. 20-29, 2009. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1989-38092009000300003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2021.

ASMUNDSON, G. J. G.; TAYLOR, S. Coronaphobia: fear and the 2019-nCoV outbreak. Journal of Anxiety Disorders, Canadá, v. 70, p. 102196, fev./mar. 2020a.

ASMUNDSON, G. J. G.; TAYLOR, S. How health anxiety influences responses to viral outbreaks like COVID-19: what all decision-makers, health authorities, and health care professionals need to know. Journal of Anxiety Disorders, Canadá, v. 71, p. 102211, abr. 2020b.

AUNIÓN, J. A.; ROMERO, J. M. Educación: cómo reparar los destrozos. Madrid: El País, 2020. Disponível em: https://elpais.com/ideas/2020-09-05/educacion-como-reparar-los-destrozos.html. Acesso em: 9 abr. 2020.

BAO, Y. et al. 2019-nCoV epidemic: address mental health care to empower society. The Lancet, Pequim, v. 395, n. 10224, p. 37–38, 22 fev. 2020.

BESSER, A.; LOTEM, S.; ZEIGLER-HILL, V. Psychological Stress and Vocal Symptoms Among University Professors in Israel: Implications of the Shift to Online Synchronous Teaching During the COVID-19 Pandemic. Journal Voice Foundat, Israel, v. 20, p. 892-1997, 5 jun. 2020.

BHUGRA, D.; TILL, A.; SARTORIUS, N. What is mental health? International Journal of Social Psychiatry Londres, v. 59, n. 1, p. 3-4, fev. 2013.

BOGAERT, I. et al. Associations between different types of physical activity and teachers’ perceived mental, physical, and work-related health. BMC Public Health, Bruxelas, v. 14, n. 534, p. 270-274, abr./mai. 2014.

CARTER, J. W.; HIDRETH, H. M.; KNUTSON, A. L. Mental health and the American Psychological Association. Ad hoc Planning Group on the Role of the APA in Mental Health Programs and Research. American Psychologist, Washington, v. 14, p. 820–825, 1959.

CHEN, H. et al. Are You Tired ofWorking amid the Pandemic? The Role of Professional Identity and Job Satisfaction against Job Burnout. International Journal of Environmental Research and Public Health, China, v. 17, n. 24, p. 9188, 9 dez. 2020.

CHOI, K. R. et al. A second pandemic: Mental health spillover from the novel coronavirus (COVID-19). Journal American Psychiatric Nurses Association, Los Angeles, v. 26, p. 340-43, 2020.

CLADELLAS-PROS, R.; CASTELLÓ-TARRIDA, A.; PARRADO-ROMERO, E. Satisfacción, salud y estrés laboral del profesorado Universitario según su situación contractual. Revista Salud Publica, Espanha, v. 20, n. 1, p. 53–59, 2018.

CODO, W. Educação: carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

CUERVO, T. C. et al. Technostress in Communication and Technology Society: Scoping Literature Review from the Web of Science. Archivos Prevencion Riesgos Laborales, Espanha, v. 1, p. 18-25, jan. 2018.

DALWAI, S H; REGE, K P. Psychosocial Wellness During the COVID- 19 Pandemic: Building an ARCH. Indian Academy of Pediatrics, Índia, v. 57, n. 12, p. 1189-1190, 2020.

DU, J. et al. Mental Health Burden in Different Professions During the Final Stage of the COVID-19 Lockdown in China: Cross-sectional Survey Study. Journal of Medical Internet Research, China, v. 22, n. 12, p. 24240, 2 dez. 2020.

DWORKIN, E. R. et al. Social support predicts reductions in PTSD symptoms when substances are not used to cope: A longitudinal study of sexual assault survivors. Journal of Affective Disorders, Estados Unidos, v. 229, p. 135–140, 15 mar. 2018.

FAVIERI, F. et al. The Italians in the time of coronavirus: Psychosocial aspects of unexpected COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychiatry, Itália, v. 12, p. 551924, 29 mar. 2020.

FEENEY, B. C.; COLLINS, N. L. A New Look at Social Support: A Theoretical Perspective on Thriving Through Relationships. Personality and Social Psychology Review, Estados Unidos, v. 19, n. 2, p. 113-147, 2015.

FUENTE, J. de la et al. Effects of Self-Regulation

vs. External Regulation on the Factors and Symptoms of Academic Stress in Undergraduate Students. Frontiers in Psychiatry, Espanha, v. 11, p. 1773, 2020.

GARCÍA, N.; MARTÍN, M. Á. Algunas notas en perspectiva comparada

sobre formación de maestros: el caso de Españ;a y Finlandia. Tejuelo, Espanha, v. 13, p. 70–87, 2012. Disponível em: http://education.esp.macam.ac.il/article/407. Acesso em: 12 dez. 2021.

GEOROY, P. A. et al. Psychological support system for hospital workers during the COVID-19 outbreak: Rapid design and implementation of the Covid-psy hotline. Frontiers in Psychiatry, Paris, v. 11, n. 511, p. 1-8, 28 mai. 2020.

GUO, J. et al. Coping with COVID: Exposure to COVID-19 and Negative Impact on Livelihood Predict Elevated Mental Health Problems in Chinese Adults. Social Science Research Network Journal, China, v. 17, n. 11, p. 3857-3860, 20 mai. 2020.

HILL, C. et al. What kind of educator does the world need today? Reimagining teacher education in post-pandemic Canada, Journal of Education for Teaching, Canadá, v. 46, n. 4, p. 565-575, 2020.

HOLMES, E. A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, Reino Unido, v. 7, p. 547–560, 2020.

HONG, Z. et al. Telemedicine During the COVID-19 Pandemic: Experiences From Western China. Journal of Medical Internet Research, China, v. 22, n. 5, p. 19577, 8 mai. 2020.

HUANG, Y.; WANG, Y.; WANG, H. Prevalence of mental disorders in China: a cross-sectional epidemiological study. The Lancet Psychiatry, China, v. 6, p. 211–224, 2019.

JABLONSKI, B. A divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no cotidiano do casamento. Psicologia Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2,p. 262-275, 2010.

KANG, L. et al. The mental health of medical workers in Wuhan, China dealing with the 2019 novel coronavirus. The Lancet Psychiatry, China, v. 7, n. 3, p. 14, 2020.

KWAN, B. M.; DAVIS, K. J.; DUNN, A. L. Physical activity for the prevention of depression. Gullotta, China, v. 12, p. 97–119, 2012.

LA VANGUARDIA. USOC y UGT advierten de despidos de professores en las escuelas concertadas. Barcelona: La Vanguardia. Available online, 2020. Disponível em: https://www.lavanguardia.com/vida/20200408/48387012784/usoc-y-ugtadvierten-de-despidos-de-profesores-en-las-escuelas-concertadas.html. Acesso em: 9 abr 2021.

LEIBOVICH, D.; FIGUEROA, N. Percepción de la inestabilidad laboral en uma muestra de psicólogos. Orientación y Sociedad, Plata, v. 6, p. 49–66, 2006. Disponível em: https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.711/pr.711.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.

LEITE, M. P.; SOUZA, A. N. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 32, n. 117, p. 1105-1121, dez. 2011.

LIA, Q. et al. Prevalence and factors for anxiety during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) epidemic among the teachers in China. Journal of Affective Disorders, China, v. 277, p. 153–158, 1 dez. 2020.

LIU, S. et al. Online mental health services in China during the COVID-19 outbreak. The Lancet Psychiatry, China, v. 7, n. 4, p. 17-18, abr. 2020.

LOGIE, C. H.; TURAN, J. M. How do we balance tensions between COVID-19 public health responses and stigma mitigation? Learning from HIV research. AIDS and Behavior, Canadá, v. 24, p. 2003-2006, 2020.

MATIZ, A. et al. Positive Impact of Mindfulness Meditation on Mental Health of Female Teachers during the COVID-19 Outbreak in Italy. International Journal of Environmental Research and Public Health, Itália, v. 17, n. 18, p. 6450, 4 set. 2020.

MEDAA, N.; SLONGOB, I. Caution when linking COVID-19 to mental health consequences. Brain, Behavior and Immunity, Pádua, v. 87, n. 152, jul. 2020.

MOCCIA, L. et al. Affective temperament, attachment style, and the psychological impact of the COVID-19 outbreak: An early report on the Italian general population. Brain, Behavior and Immunity, Roma, v. 87, p. 75-79, 2020.

NICOLETE, J. N.; ALMEIDA, J. S. Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902-1940). Educar em Revista, São Paulo, n. 2, p. 203-220, jul./set. 2017.

NI, M. Y. et al. Mental Health, Risk Factors, and Social Media Use During the COVID-19 Epidemic and Cordon Sanitaire Among the Community and Health Professionals in Wuhan, China: Cross-Sectional Survey. JMIR Ment Health, China, v. 7, n. 5, p. 19009, 12 mai. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório sobre a saúde no mundo 2001: Saúde mental: nova concepção, nova esperança. 2001. Disponível em: http://www.abebe.org.br/wp-content/uploads/oms2001.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.

OUZZANI, M. et al. Rayyan: a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, Qatar, v. 5, n. 210, 2016.

OZAMIZ-ETXEBARRIA, N. et al. Psychological symptoms during the two stages of lockdown in response to the Covid-19 outbreak: an investigation in a sample of citizens in northern Spain. Frontiers in Psychology, Espanha, v. 11, p. 1491, 18 jun. 2020a.

OZAMIZ-ETXEBARRIA, N. et al. The Psychological State of Teachers During the COVID-19 Crisis: The Challenge of Returning to Face-to-Face Teaching. Frontiers in Psychology, Espanha, v. 11, p. 620718, 12 jan. 2020b.

PFEERBAUM, B.; NORTH, C.S. Mental health and the COVID-19 pandemic. New England Journal of Medicine, Dallas, v. 383, n. 6, p. 510-512, 6 ago. 2020.

PRADO-GASCÓ, V. et al. Attitudes, Sentiments, and Concerns About Inclusive Education of Teachers and Teaching Students in Spain. Frontiers in Psychology, Espanha, v. 11, p. 521, 7 abr. 2020.

RAJKUMAR, R. P. COVID-19 and mental health: a review of the existing literature. Asian Journal of Psychiatry, Índia, v. 52, p. 102066, ago. 2020.

REINHOLD, H. H. O Burnout. In: LIPP, M. N. (org.), O stress do professor. Campinas: Papirus, 2012. p. 63-80.

RODRÍGUEZ-REY, R.; GARRIDO-HERNANSAIZ, H.; COLLADO, S. Psychological impact and associated factors during the initial stage of the coronavirus (COVID-19) pandemic among the general population in Spain. Frontiers in Psychology, Espanha, v. 11, p.1540, 2020. doi: 10.3389/fpsyg.2020.01540.

SILVA, A. F. et al. A. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Salvador, v. 30, n. 2, p. 300216, 24 jul. 2020.

SIQUEIRA, A. B. R.; SANTOS, M. A.; LEONIDAS, C. Confluências das relações familiares e transtornos alimentares: Revisão integrativa da literatura. Psicologia Clínica, Uberaba, v. 32, n. 1, p. 123-149, 2020.

SLIMANI, M. et al. The relationship between physical activity and quality of life during the confinement induced by COVID-19 outbreak: a pilot study in Tunisia. Frontiers in Psychology, Tunisia, v. 11, p.1882, 7 de ago. 2020

SMITH, B. N. et al. Main and interactive effects of social support in predicting mental health symptoms in men and women following military stressor exposure. Anxiety, Stress and Coping, Estados Unidos, v. 26, n. 1, p. 52–69, 2013.

SOFFER, M. The role of stress in the relationships between gender and healthpromoting behaviours. Scandinavian Journal of Caring Sciences, Nova York, v. 24, p. 572–580, 2010.

STACHTEAS, P.; STACHTEAS, C. The psychological impact of the COVID-19 pandemic on secondary school teachers. Psychiatriki, Grácia, v. 31, n. 4, p. 293–301, out./dez. 2020.

STANLEY, I. H. et al. Perceptions of belongingness and social support attenuate PTSD symptom severity among firefighters: A multistudy investigation. Psychological Service, Flórida, v. 16, n. 4, p. 543–555, nov. 2019.

STROEBE, W.; STROEBE, M. The social psychology of social support. In: HIGGINS, E. T.; KRUGLANSKI, A. W. (org.). Social psychology: Handbook of basic principles, London: The Guilfor Press, 1996, p. 597–621.

THOMAS, M. S. C.; ROGERS, C. Education, the science of learning, and the COVID‑19 crisis, Prospects, Londres, v. 49, p. 87–90, 2020

UCHINO, B. N.; CACIOPPO, J. T.; KIECOLT-GLASER, J. K. The relationship between social support and physiological processes: A review with emphasis on underlying mechanisms and implications for health. Psychological Bulletin, Estados Unidos, v. 119, n. 3, p. 488–531, 1996.

WANG, Y. Human 1A6/DRIM, the homolog of yeast Utp20, functions in the 18S rRNA processing. Biochim Biophys Acta, China, v. 1773, n. 6, p. 863-8, 2007.

WANG, C.; ZHAO, H. The Impact of COVID-19 on Anxiety in Chinese University Students. Frontiers in Psychology, China, 2020.

WAGHMARE, S. V. Impact of Lockdown Down faced by Nursing Teachers while implementing Teaching, Learning and Evaluation Process. Indian Journal of Forensic Medicine and Toxicology, Índia, v. 14, n. 4, p. 3967-3970, out./dez. 2020.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology.

Journal of Advanced Nursing, Estados Unidos, v. 52, n.5, p. 546-553, 2005.

WILLS, T. A.; AINETTE, M. C. Social networks and social support. In: BAUM, A.; REVENSON, T. A.; SINGER, J. (orgs.). Handbook of health psychology. California: Guilford Publications, 2012, p. 465–492.

ZHOU, X. Psychological crisis interventions in Sichuan Province during the 2019 novel coronavirus outbreak. Psychiatry Research, China, v. 286, p. 112895, 26 fev. 2020. doi: 10.1016/j.psychres.2020.112895.

ZHOU, X.; YAO, B. Social support and acute stress symptoms (ASSs) during the COVID-19 outbreak: deciphering the roles of psychological needs and sense of control. European Journal of Psychotraumatology, China, v. 11, n. 1, p. 1779494, 2020.

ZHOU, X. et al. Self- efficacy and self-esteem mediate the relation between social support and posttraumatic growth amongst adolescents following Wenchuan earthquake. Psychological Development and Education, Pequim, v. 35, n. 5, p. 573–580, 2019.

Downloads

Publicado

16-08-2022

Como Citar

CALDAS, C. M. P.; SILVA, J. P. da; SANTOS, K. D. A. Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental do professor: uma revisão integrativa de literatura: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27751, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27751. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27751. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.