Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.27232Palavras-chave:
Casos de ensino, Literatura com crianças, Formação de professoresResumo
O artigo apresenta a narrativa em forma de caso de ensino sobre a prática leitora de uma professora com crianças do Ensino Fundamental, a partir da poética de Mário Quintana. O trabalho realizado considera a contribuição da literatura na tarefa de ajudar a criança a dar um novo sentido ao mundo por meio das palavras, e, sobretudo, possibilita a experiência estética e lúdica com a linguagem promovendo laços de afeto com a leitura. O objetivo é o de provocar os professores à reflexão a partir do caso de ensino que traz a possibilidade de uma prática leitora significativa e desafiadora, em que o texto literário é um aliado do professor no cotidiano da sala de aula. Adotados como estratégia investigativa e formativa, os casos de ensino e métodos de casos apresentam inúmeras possibilidades, entre elas o potencial formativo para o desenvolvimento profissional de professores a partir de uma narrativa que evidencia a prática potente de uma professora, capaz de promover experiências intensas mediadas por espaços de escuta sensível e diálogos com a obra de Mário Quintana. O caso de ensino concentra possibilidades de ensinar e aprender em processo de alteridade e alternância ao propiciar ao leitor da narrativa colocar-se no lugar de protagonista e com ele partilhar sua prática em um ethos de pertença.
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