Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27232

Palavras-chave:

Casos de ensino, Literatura com crianças, Formação de professores

Resumo

O artigo apresenta a narrativa em forma de caso de ensino sobre a prática leitora de uma professora com crianças do Ensino Fundamental, a partir da poética de Mário Quintana. O trabalho realizado considera a contribuição da literatura na tarefa de ajudar a criança a dar um novo sentido ao mundo por meio das palavras, e, sobretudo, possibilita a experiência estética e lúdica com a linguagem promovendo laços de afeto com a leitura. O objetivo é o de provocar os professores à reflexão a partir do caso de ensino que traz a possibilidade de uma prática leitora significativa e desafiadora, em que o texto literário é um aliado do professor no cotidiano da sala de aula. Adotados como estratégia investigativa e formativa, os casos de ensino e métodos de casos apresentam inúmeras possibilidades, entre elas o potencial formativo para o desenvolvimento profissional de professores a partir de uma narrativa que evidencia a prática potente de uma professora, capaz de promover experiências intensas mediadas por espaços de escuta sensível e diálogos com a obra de Mário Quintana. O caso de ensino concentra possibilidades de ensinar e aprender em processo de alteridade e alternância ao propiciar ao leitor da narrativa colocar-se no lugar de protagonista e com ele partilhar sua prática em um ethos de pertença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adria Maria Ribeiro Rodrigues, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em Educação e desenvolve pesquisa na área de formação de professores com ênfase em casos de ensino, alfabetização e letramento literário.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Professora Associada da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFR) e GPDFIRS (UNESP). Experiência em Educação e desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores com ênfase em casos de ensino (abordagens narrativas), cotidiano escolar, alfabetização e literatura infantil.   

Simone Albuquerque da Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS (UFR)

Doutora pela  (UNESP) Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular da Universidade Federal de Rondonópolis na Universidade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando programas, projetos em políticas públicas educacionais investigando sobre identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação, com ênfase na formação de professores iniciantes. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção (UFR) do CNPq. Foi coordenadora do projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI . É associada da Anped e da Anfope.
 

Referências

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

DOMINGUES, I. M. C. S. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

MERSETH, K. K. (org.). Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península; Moderna, 2018.

MIZUKAMI, M. G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A.; MELLO, R. R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000. p. 139-161.

QUINTANA, M. Literatura comentada. São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda, 1988.

QUINTANA, M. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.

ROCHA, S. A. Casos de Ensino como possibilidade de reflexão sobre a docência na pós-graduação. Ensino em Re-vista, v. 19, n. 1, p. 159-166, jan./jun. 2012.

RODRIGUES, A. M. R. O Silêncio e a Transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso,

Cuiabá, 2009.

SCARLATI DOMINGUES, I. M. C. Os Casos de Ensino como “Potenciais Reflexivos” no Desenvolvimento Profissional dos Professores da Escola Pública. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.

SHULMAN, J. H. Case methods as a bridge between standards and classroom practice. [S. l.: s. n.], 2002. Disponível em: www.ericsp.org/pages/digests/shulman.pdf. Acesso em: 5 out. 2002.

SHULMAN, J. H. (ed.). Case methods in teacher education. New York: Teachers College, 1992.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: 5 out. 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

Downloads

Publicado

11-06-2021

Como Citar

RODRIGUES, A. M. R.; DOMINGUES, I. M. C. S.; ROCHA, S. A. da. Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27232, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27232. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.