Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27194

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Aprendizagem da docência, Casos de ensino

Resumo

Neste texto, aborda-se uma experiência de formação-investigação com um grupo de alunas de Pedagogia, com o propósito de compreender os processos de desenvolvimento profissional da docência construídos após o estágio supervisionado e os sentidos destes em suas trajetórias formativas. Busca-se problematizar estas práticas mediante estudo das narrativas, envolvendo situações problemas ou de casos episódicos, a fim de indagarem o que veem, o que pensam e o que fazem, percebendo os limites de suas decisões e ações e compreendendo o processo formativo como um princípio mais amplo e a profissão do professor, bem como as práticas sociais a elas relacionadas. As aprendizagens e os saberes narrados possibilitam-nos ver as singularidades e potencialidades para a formação docente, entrelaçadas ao movimento de ressignificações em um contexto específico do trabalho docente, dando outros significados aos saberes profissionais.

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Biografia do Autor

Filomena Maria de Arruda Monteiro, UFMT

Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, possui  Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , Doutorado em Educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação-IE/UFMT (2006), foi Membro da Comissão de Avaliação trienal 2010 da área de Educação. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (2015-2016). Coordenou o Ensino de Graduação em Pedagogia (2015-2016). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT (2018). Atualmente é Editora da Revista de Educação Pública. Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

MONTEIRO, F. M. de A. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27194, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27194. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27194. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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